18º Cultura Inglesa Festival traz Jesus and Mary Chain - MISTURA URBANA

18º Cultura Inglesa Festival traz Jesus and Mary Chain

festivalculturainglesa

A 18ª edição do Cultura Inglesa Festival traz programação diversificada para adultos e crianças. Música, gastronomia, mostras de cinema, teatro, dança e exposição completam o cardápio de entretenimento do festival que acontece de 09 a 25 de maio, em São Paulo.

O evento vem bombando de atividades para todos os gostos.

Dá um confere:

Música – a estrela musical do evento é a notória banda escocesa The Jesus and Mary Chain que encerra a programação com show gratuito no Memorial da América Latina. Pela primeira vez no Brasil, Los Campesinos! completa as atrações internacionais. O público brasileiro poderá conferir em primeira mão o rock indie de uma das bandas confirmadas para os festivais de verão da Europa. Monique Maion apresenta covers de Amy Wnihouse, enquanto a banda Voliere, formado por alunos da Cultura Inglesa, e a banda Staff Only, formada por funcionários da Cultura Inglesa completam o line up.

Os shows encerram o festival no dia 25 de maio na Praça Cívica do Memorial da América Latina. A Partir das 12h.

Gastronomia – um dos temas de destaque do evento, a gastronomia britânica, ganha montagens especiais. O público pode mergulhar no universo gastronômico com a exposição “Cultura Inglesa à Mesa”, do renomado Atelier Marko Brajovic, responsável pela mostra de sucesso “David Bowie”. Com quatro ambientes multimídia instalados na estação República do metrô, a exposição é uma viagem pela gastronomia inglesa, desde os pratos do dia-a-dia, até a alta gastronomia contemporânea e comidas de rua.

Tradicional nos domingos dos paulistanos, a Feira Gastrônomica que acontece em um dos endereços mais tradicionais da cidade, a Praça Benedito Calixto, ganha a edição especial Cultura Inglesa Festival, onde será possível experimentar diferentes iguarias britânicas.

O evento traz um chefe convidado: Andy Bates, britânico que, além de seu restaurante ‘Eat My Pies’, tem forte conexão com a culinária de rua – foco de seu programa no Food Network UK, onde comanda um debate sobre esse tipo de culinária. O assunto, em alta entre os empreendedores e em vias de regularização na cidade de São Paulo, também atrai os adeptos de lanches rápidos que não abrem mão da qualidade.

Cinema – a programação de cinema tem como tema central os Road Movies, filmes que narram suas histórias em torno de viagens. O festival apresenta curtas, mostra de Road Movies nacionais e britânicos e um bate papo especial sobre o gênero com a participação do diretor britânico John Roberts e dos brasileiros Cacá Diegues e Marcelo Galvão. A sessão será moderada pela Professora Sara Brandellero, da Universidade de Leiden, organizadora do livro Journeys of Self-Discovery sobre Road Movies no Brasil.

O público pode conferir filmes como “The Girl on a Motorcycle”, que narra a história de uma mulher recém-casada que deixa seu marido e parte numa viagem de motocicleta para visitar seu amante, e o nacional “Colegas”, que conta a história de Stallone, Aninha e Márcio que, inspirados pelos inúmeros filmes que assistiram na videoteca local, decidem partir do instituto para portadores de Síndrome de Down onde vivem e realizar seus sonhos.

Espetáculos

Teatro Adulto

A programação inclui montagens nacionais e internacionais, como os renomados “Chalk Farm”, peça que aborda as opiniões de mãe e filho sobre as manifestações ocorridas em Londres e “Bane 2”, a sequência do grande sucesso “Bane” que segue a história do assassino de aluguel, Bruce Bane, que é traído por um de seus clientes.

Na montagem nacional “Preto no Branco” (“Mirror Teeth”), o espectador pode conferir um retrato crítico da sociedade europeia atual. A trama mostra a reação de uma família britânica tradicional de classe média, branca e cristã ao se deparar com o novo namorado da filha, negro e muçulmano. Escrito pelo inglês Nick Gill, cujas peças costumam ser irônicas e bem provocativas, o roteiro desta comédia propõe que o espectador ria de si, e não do outro. O elenco conta com a participação de Marco Antônio Pâmio, Chris Couto, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago.

Beth Dorgam e Luiz Damasceno são os destaques de “Love & Money” dirigida por André Pink. Autoria de Dennis Kelly a peça tem sete cenas que narram a história de trás para frente. Com humor sórdido, Kelly apresenta as distorções provocadas pelo consumismo e as relações superficiais na sociedade contemporânea.

Dança – Para os fãs de dança contemporânea, o festival apresenta “Movimentos para um Homem Só ”, um dueto interpretado pelos bailarinos Jeronimo Bittencourt e Lucas Delfino, dirigidos por Ricardo Galli, inspirado na obra “The Musical”, do artista plástico inglês Bansky em parceria com os grafiteiros Os Gêmos. A Incunábula Cia de Dança é a outra atração com “Zoopraxiscópio” criação de Roberto de Alencar inspirado em Eadweard Muybridge.

Artes Visuais – três exposições compõem as atrações visuais: “Umbrella”, que apresenta esculturas que remetam à presença e ao utilitarismo do guarda-chuva na sociedade contemporânea, “Estações”, com intervenções de pintura em filmagens de diferentes cenas paulistanas e a “Expedição Botânica entre Avenidas Paulistanas”, um registro com aquarelas da paisagem e flora exóticas dos trópicos. As três exposições podem ser vistas no Centro Brasileiro Britânico durante todo o festival.

Kids Festival – as crianças também têm espaço garantido no Cultura Inglesa Festival. Entre as atrações, Daniel Warren, criador e apresentador do programa Click, do canal Gloob, faz oficinas de criação onde os participantes aprendem a criar algo curioso e interessante, conhecendo algum conceito ou técnica artística e no final os participantes levam sua criação para casa. O apresentador do programa Art Attack do canal Disney Channel, ficou famoso por suas criações artísticas com materiais comuns. As crianças também poderão colocar a mão na massa com oficinas de cupcake do chef australiano Greig Caisley.

O público infantil também pode conferir filmes como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e a peça teatral “No Mundo de Arthur”, de Carlos Palma, que trata da rivalidade entre as ilusionistas Houdina e Houdinéia sobre quem tem os melhores truques. O público é convidado a interagir para descobrir o grande mistério que ronda a estória. “Denise Desenha nas Paredes” de Vítor Nóvoa é o outro espetáculo infantil da programação e que tem inspiração no britânico Banksy.

O festival não abrange apenas São Paulo. As cidades de Santos, São José dos Campos, Sorocaba e Campinas também recebem atrações do evento. Confira no site: festival.culturainglesasp.com.br

Serviço
18º Cultura Inglesa Festival de 09 a 25 de maio de 2014
Entrada Gratuita
Em breve mais informações no site: festival.culturainglesasp.com.br

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *