Expo :: "Casarão" de Joana Vasconcelos na Casa Triângulo - MISTURA URBANA

Expo :: “Casarão” de Joana Vasconcelos na Casa Triângulo

joana vasconcelos

A artista plástica Joana Vasconcelos volta à Casa Triângulo hoje com a mostra “Casarão”, “que propõe a invasão de todo o espaço da galeria por um conjunto de animais em faiança, desenhados por um dos mais destacados artistas portugueses do século XIX, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905). Joana Vasconcelos apropria-se de alguns animais do vasto bestiário bordaliano e apresenta-os ambiguamente protegidos, ou aprisionados/domesticados, por uma sensual malha em croché”, explica o comunicado do atelier.

Equipamentos de casa de banho servem as obras Medusa e Água Viva. A primeira apresenta-se sob a forma de um pequeno lavatório onde passam e atravessam extensões de invulgares volumes em crochê. Água Viva exibe dois chuveiros instalados na parede, ligados entre si por festivas mangas têxteis, suspensas como se escapassem por onde antes veríamos cair água. São talvez as entranhas da arquitetura ou as vísceras da nossa intimidade doméstica, metamorfoseadas em têxteis desafiadores da ordem racional do espaço arquitetônico

O popular jogo eletrônico Tetris dá nome à série onde se inscreve a obra Aquarela. Os volumes paralelepípedos, revestidos em azulejo, são atravessados e serpenteados por tubos e protuberâncias em croché e tecidos variados. A rigidez da cerâmica é invadida por maleáveis formas orgânicas têxteis, num feliz encontro de apostos, unidos pela cor.

Casarão oferece-nos o doméstico como espaço de encontro e confronto entre o privado e o público, masculino e feminino, artesanal e industrial, cultura popular e cultura erudita. Joana Vasconcelos é a anfitriã que nos recebe neste seu lugar tão familiar, mas ironicamente desafiador de todas as rotinas programadas do cotidiano.

Casa Triângulo
Vernissage para convidados da exposição “Casarão” de Joana Vasconcelos.
Segunda-feira, dia 31 de março das 18h às 21h.
Rua: Paes de Araujo, 77 – 04.531-090 – São Paulo.

JV00090

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *