EM BUSCA DE IARA - estreia hoje nos cinemas - MISTURA URBANA

EM BUSCA DE IARA – estreia hoje nos cinemas

embuscadeiara

Estreia hoje nos cinemas de 10 cidades brasileiras o documentário Em Busca de Iara, de Flavio Frederico, sobre a vida de Iara Iavelberg ícone feminino da resistência armada contra a ditadura militar.

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona, o filme resgata a vida da militante e guerrilheira de extrema-esquerda. Uma mulher culta e bela, psicóloga e professora, que deixou para trás uma confortável vida familiar na elite judaica paulistana, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

O filme é uma das formas de aprender mais sobre os sinistros tempos de ditadura militar no Brasil, que completa 50 anos desde o golpe de estado agora, em 2014, e escancara as atrocidades cometidas pelos militares no poder. Resgata também a imagem poderosa de uma mulher extremamente marcante, no entanto pouco conhecida pelos cidadãos brasileiros, graças ao trabalho realizado pelo regime na tentativa de apagar essa imagem para as gerações futuras.

Mais informações na página oficial do Facebook: facebook.com/embuscadeiara.

 

CINEMAS E SESSÕES

SÃO PAULO
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca 16h20 / 18h10 / 19h50
Reserva Cultural 13h25 / 21h10 (dia 29/03 sessão as 23h)

RIO DE JANEIRO
Espaço Itaú de Cinema Botafogo 16h / 18h / 20h

BELO HORIZONTE
Cine 104 19h

PORTO ALEGRE
Cine Bancários 15h / 17h /19h
Espaço Itaú de Cinema 14h / 20h

BRASÍLIA
Espaço Itaú de Cinema 15h30 / 21h20

SALVADOR:
Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha 17h40 / 19h20
Circuito Sala de Arte UFBA 18h30

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *