STREET ART EM BUENOS AIRES - MISTURA URBANA

STREET ART EM BUENOS AIRES

foto: Natt Naville
foto: Natt Naville

texto por Berenice Taboada

Como em São Paulo, Buenos Aires também é uma cidade tomada por pincéis, tintas látex, estêncil, aerossóis e pinturas grafitadas.

Com representantes como Pum Pum , DOMA , Jaz , Nerf e SAM, entre outros grafiteiros e pichadores, a cidade atrai visitantes do mundo inteiro à procura de suas obras nas lojas, muros, portões e fachadas de casas.

O “boom” começou em 2001, o ano em que a Argentina afundou na crise econômica e teve cinco presidentes em duas semanas. O ativismo nas ruas transformou as paredes da cidade em poderosas ferramentas de comunicação das idéias que circulavam, procurando novas variantes de expressão com slogans políticos em forma de estêncil, uma técnica que exige apenas um cartão, um estilete e um aerossol para ser criada.

De esse jeito, a cidade começou a ficar cheia de arte urbana —chamada as vezes de “novo muralismo”— com intenções sociais, políticas, culturais e também estéticas.

Essas intervenções urbanas não são só expostas ao ar livre, mas também em espaços culturais, como a galeria Hollywood in Cambodia e também através de roteiros turísticos como os de a organização graffittimundo.

Mas se você ainda não teve oportunidade de viajar para Buenos Aires, pode dar uma olhada através dos documentários (os mais reconhecidos são “Stencil: Buenos Aires”, um filme de Amelie Lambert ou “White Nothing”,um filme sobre ativismo artístico nas ruas de Buenos Aires) ou curtir grupos de facebook, como a página “GRaFiTi; Escritos en la Calle”, um inovador espaço colaborativo onde cada grafiteiro posta uma imagem de sua obra, a titula e a localiza geograficamente, oferecendo um mapa com os principais pontos de interesse na temática.

Anime-se explorar as ruas de Buenos Aires, cheias de cores e técnicas grafiteiras que te surpreenderão a cada esquina!

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *