Frieke Janssens e suas crianças fumantes - MISTURA URBANA

Frieke Janssens e suas crianças fumantes

niños-fumadores-05

Foi um vídeo no youtube de um garoto da Indonésia, que fumava 2 maços de cigarros por dia que inspirou a fotógrafa belga Frieke Janssens a criar a série “The beauty of an ugly addiction” ou “A beleza de um vício feio”. A fotógrafa resolveu discutir o hábito de fumar e as leis antitabagistas unindo elementos que muitas vezes são opostos: crianças e nicotina.

A série brinca com o antigo glamour retrô do ato de fumar, com a cultura de algo estético e a forma particular de como os fumantes gesticulam as mãos com uma certa elegância. Para Frieke, as fotos das crianças fumando mostram que entre o belo e o feio no ato de fumar há uma linha muito tênue. “Eu queria dar um enfoque para que o espectador refletisse sobre o ato de fumar. Senti que o consumo de cigarro entre as crianças têm um impacto surrealista e obriga a observar o ato de fumar em si ao invés de fazer suposições sobre a pessoa que fuma”, disse.

Claro que para a segurança e saúde das crianças não haviam cigarros reais. No lugar, foram colocados barrinhas de queijo, enquanto que velas e incensos acesos simularam a fumaça. Como uma ex-fumante que sou digo: “Parar de fumar foi sem dúvida uma das melhores escolhas que fiz na vida, com o tempo além de fazer mal, o cigarro nos deixa mais feios”.

Mais dela aqui.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *