A galera do Imagina na Copa lança documentário sobre "ROLEZINHOS" - MISTURA URBANA

A galera do Imagina na Copa lança documentário sobre “ROLEZINHOS”

documentario rolezinhos

O Imagina na Copa lançou essa semana o primeiro episódio do “Documento Imagina”, série de documentários que abordará assuntos de grande repercussão envolvendo jovens no país. O primeiro vídeo tem com tema os “rolezinhos”, fenômeno que causou alvoroço no final do ano passado e início deste ano com encontros organizados por jovens moradores de periferia nos shoppings de São Paulo. O filme conta com depoimentos do antropólogo Alexandre Barbosa Pereira, do jornalista Leandro Beguoci e dos Mc’s Spyke e Preto, de São Paulo, mostrando as diferentes visões sobre esses encontros.

A repressão policial durante esses eventos e a forma como a imprensa noticiou o “rolezinho” geraram um importante debate político e social sobre a legitimidade dos jovens de periferia no uso dos espaços da cidade e sobre seu padrão de consumo. “A partir do momento em que a polícia militar reprime com bomba de gás, a imprensa chama de arrastão e o shopping passa a discriminar, isso passa a ser político”, afirma o antrópologo Alexandre Barbosa.

Sobre o Imagina na Copa

O Imagina na Copa é um projeto de mobilização social que usa a Copa do Mundo como um chamado para jovens transformarem o país para melhor. Nosso convite é para mobilizar a juventude brasileira a virar o jogo pro Brasil. Essa virada vai da própria inversão de sentido da frase “imagina na Copa” até da nossa própria atitude em relação ao país. As missões são convocações públicas para colocar as pessoas na rua e promover uma mudança na vida da cidade e das pessoas, de forma rápida, coletiva e divertida.

Assista!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *