Um deserto na América do Sul - MISTURA URBANA

Um deserto na América do Sul

huacachina-lagoon5

texto enviado por Berenice Taboada Díaz

Não é o Saara, nem esta na África, mas têm muitas dunas de areia, palmeiras tropicais, um Oásis e os tradicionais carrinhos de duna (“bugs”) pra se locomover na areia.

Esta maravilhosa paisagem que parece saída de um conto das Mil e Uma Noites é a lagoa da Huacachina, localizada na cidade de Ica, ao sul do Peru.

A lenda diz que a lagoa foi criada quando uma jovem princesa foi surpreendida durante seu banho por um caçador. Ela tentou fugir, mas durante a longa perseguição, a princesa acabou voltando para a piscina onde tomava seu banho e lá algo de estranho ocorreu: a piscina se tornou o lago e o véu de suas roupas tornaram-se as dunas. O rumor é que ela vive até hoje no fundo lago de Huacachina como uma sereia…

ScreenShot004

Este pequeno povoado — com cerca de 100 habitantes e pequenos comércios, restaurantes e pousadas — rodeia o oásis no deserto, cercado de coqueiros, nascentes de água e milhares de grãos de areia.

Mas além da bela paisagem natural, você também pode praticar esportes, como Sandboard (ou “Surf na Areia”), navegar pelo lago de águas verdes com barcos pequenos ou pedalinhos, fazer um passeio de bug pelas dunas (quadriciclos que parecem gaiolas com rodas, onde cabem até 12 pessoas) ou beber “pisco”.

A região é bem conhecida pela fabricação do pisco, uma aguardente peruana baseada em uva. Vale a pena percorrer os bares e “bodegas” (adegas) ao redor da lagoa para tomar um copo da famosa bebida feita de forma artesanal.

Pela tarde, apesar do vento forte e do pouco frio, a nossa dica é vê o pôr do sol no deserto. Mas prepare-se, porque na volta vai precisar se livrar de alguns quilos de, principalmente a que estiver no cabelo. ;)

Peru 361

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *