#BlocoTaradoNiVoce - MISTURA URBANA

#BlocoTaradoNiVoce

20140116 mistura tar

Imagine um bloco de carnaval, enchendo as ruas de São Paulo não de carros e poluição e sim de cor e alegria? Pois foi observando o momento atual do carnaval brasileiro, que perceram uma clara super concentração nos principais centros carnavalescos do país: Salvador, Rio de Janeiro e Recife sediam as maiores festas carnavalescas do Brasil, tornando estes eventos extremamente caros e super lotados, principalmente para os que se deslocam.

E pra quem fica na cidade, como faz? Nos últimos anos nota-se uma tendência natural de descentralização dos carnavais, o que tem levado a cidades como BH e Parati iniciarem festas memoráveis nessa época. Chegando em São Paulo sob o mesmo impulso, desenha-se na maior capital brasileira uma vontade auspiciosa de ter seu próprio carnaval, o que culminou no ano de 2013 imagens de aglomeração pela cidade nunca antes vista com blocos que se espalharam pela cidade. Tudo dentro dessa completa catarse que acompanha esse momento onde as pessoas querem sim ocupar as ruas com seus corpos e vozes.

Sob este impulso nasce o Bloco Tarado Ni Você, com a ideia de oxigenar esta sede por fazer a história de um carnaval, numa capital super habitada por carros e pessoas do mundo inteiro e com um potencial objetivo de contribuir com que torne-se um destino no carnaval do Brasil. O bloco, que está sendo financiado via crowdfunding no sibite.com.br, homenageia Caetano Veloso, explora a ampla discografia de músicas carnavalescas do artista e convida geral a investir e fazer parte! Isso tudo com um desfile programado para acontecer dia 22 de fevereiro, 1 semana antes do carnaval 2014 – passando pela emblemática esquina da Av. Ipiranga com a Av. São João no Centro, imortalizada pela canção Sampa!

Bloco Tarado Ni Voce from blocotaradonivoce on Vimeo.

REDESCOBRINDO A CIDADE
Quem nunca ouviu a frase:
“Alguma coisa acontece no meu coração /
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”?

Pois é lá que será dado o início do nosso trajeto, que ainda inclui as ruas Barão de Itapetininga, Praça Ramos, Conselheiro Crispiniano e Avenida São João.

Ao logo dos meses que antecedem o carnaval, foi mapeado todo esse trajeto para envolver a comunidade local no processo, identificando os melhores bares e curiosidades locais. Esse será um dos conteúdos propulsores que mostrará aos entusiastas do bloco como o centro é vivo, lindo e bem servido de estrutura. O que queremos proporcionar, além da farra, é contribuir para um corredor cultural já perceptível no centro da cidade.

POR QUE CAETANEAR?
A tradição dos blocos de rua do país brincam em homenagear artistas/bandas formando blocos de carnaval, como o Sargento Pimenta em tributo ao Beatles, Toca Raul, do Raul Seixas, Galo da Madrugada, um tributo a Ariano Suassuna e o mais recente Thriller Elétrico em homenagem ao imortal Michael Jackson – entre outros, todos no Rio de Janeiro.

Com tantos artistas merecidamente homenageados, sentimos a ausência do artista mais plural e carnavalesco, para muitos, da história deste país: Caetano Veloso. Fundador, entusiasta do movimento Tropicália e detentor de uma vasta obra musical com mais de 50 álbuns desde 1960, ao longo da sua trajetória Caetano conquistou um séquito de adoradores da “filosofia caetânica de ser”. Por isso, acreditam que esse artista merece homenagens que celebrem sua música e a sua vivacidade enquanto em vida. A força intelectual e emotiva das canções de Caetano impulsiona a formação do Bloco Tarado Ni Você em São Paulo que assim como o artista carrega toda a pluralidade em sua essência tornando-se o local ideal para sediar o transe coletivo que a sua obra causa.

FINANCIE E COMPARTILHE!
Pensando sempre em como envolver mais e mais pessoas que compartilham da mesma ideia, convidam alguns notórios artistas com expressivos trabalhos ou de intensa relação com o centro da cidade para criarem e doarem estampas que estarão presentes nos produtos oferecidos como contrapartidas para quem doar qualquer quantia a partir de R$50 – boards de madeira, ecobags, bancos e até radios! Todos eles serão produzidos através de outro parceiro bem bacana e que desde já também já acredita nessa ideia: o pessoal da Be Diff!

bloco-tarado-ni-voce_-chinelo-2

bloco-tarado-ni-voce-kit-lucas-simoes

bloco-tarado-ni-voce-lambe-lambe

bloco-tarado-ni-voce-radio-mario-francisco

kit-mario-francisco-bloco-tarado-ni-voce

SOBRE OS CRIADORES
O Thiago Borba, baiano que é, teve a ideia original de fazer toda essa farra. Daí ele encontrou o Rodrigo Guima, entusiasta da cidade que tem criado experiências urbanas como o “Aqui Bate Um Coração” e o “Aqui o Tempo Parou” que visam colocar as pessoas em contato mais íntimo com a cidade e juntos pensaram em como um bloco de carnaval podia proporcionar toda essa experiência do carnaval em um grande centro urbano. E por fim, aparece a Rapha Barcalla que veio organizar todas essas ideias e dar uma energia feminina pra coisa, né?

SERVIÇO
BLOCO TARADO NI VOCÊ
Fanpage: Facebook.com/blocotaradonivoce
Pra investir: www.sibite.com.br/campaigns/tarado-ni-voce-2/
Vídeo teaser: bit.ly/videoBlocoTaradoNiVoce

Pra saber mais sobre os encontros e o que tá rolando, só digitar #BlocoTaradoNiVoce em suas redes sociais!

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] Horizonte e Parati estao se destacando mais do que o normal nesta época do ano, segundo constata o Mistura Urbana. Em Sao Paulo a história nao poderia ser diferente. Este ano surgiu o Bloco Tarado Ni Você, que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *