SATYROS INICIAM 2014 COM REESTREIA DE “ADORMECIDOS” - MISTURA URBANA

SATYROS INICIAM 2014 COM REESTREIA DE “ADORMECIDOS”

Adormecidos_Tiago_Leal_José_Alessandro_Sampaio_Luiza_Gottschalk_e_Katia_Calsavara_Foto_de_Andre_Stefano

Já assisti essa peça e super #recomendo!

A companhia localizada na Praça Roosevelt inicia o ano a todo o vapor. Para comemorar os 25 anos de estrada, Os Satyros preparam uma grande empreitada teatral baseada na pesquisa do grupo sobre teatro e sua relação com o universo da tecnologia. Enquanto os ensaios do projeto “E Se Fez a Humanidade Cibor-gue em Sete Dias”, que estreia em março, seguem em ritmo in-tenso, a montagem “Adormecidos” abre a temporada anual da companhia com texto consagrado do norueguês Jon Fosse, indicado recentemente ao Prêmio Nobel de Literatura.

Com reestreia no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade que abriga a sede da companhia, “Adormecidos” é a mais recente montagem do grupo e foge aos padrões mais performativos de suas últimas peças. O texto de Fosse aborda a temática dos relacionamentos e a maneira como cada indivíduo projeta suas aflições e anseios em seu parceiro.

Mais do que uma história entre casais em diferentes momentos, o texto confronta amor e velhice, solidão e desencontros. Na peça, dois casais se revezam no palco, em um ambiente onírico em que sonho e realidade se confundem. Luz, espelhos e transparências os levam para outros planos que ora se fundem, ora se opõem. Os casais são interpretados pelos atores Katia Calsavara e Tiago Leal e por Luiza Gottschalk e José Sampaio.

“Esse texto é interessante porque é, ao mesmo tempo, aberto para interpretações e fechado em sua forma”, diz Rodolfo. Segundo o diretor, o maior desafio da montagem foi justamente preservar essas características. “É uma forma de dramaturgia muito nova. Há algo de metafísico na obra de Jon Fosse”, comenta.

O aspecto metafísico é representado com a ajuda de um cenário enxuto, amparado por um belo jogo de espelhos e luzes. Com-binado com as marcações de palco, que lembram uma precisa coreografia, os personagens se revezam na busca pela atenção às suas histórias de vida.

“O cenário é quase uma instalação. Em nossa pesquisa, fomos buscar inspiração nas artes plásticas. A opção pelos espelhos é a essência do processo de projeções que fica evidente na peça”, diz a artista plástica e atriz do espetáculo Luiza Gottschalk, res-ponsável pela cenografia. Assim, como o cenário, o figurino, criado por Daíse Neves, também é dominado por transparências.

A trilha sonora do espetáculo foi composta pelo DJ e ator Fábio Ock. Durante a peça, ele faz interferências de som ao vivo. Com efeitos eletrônicos e ritmos que lembram um “bolero estilizado”, ele embala a dança desses dois casais que buscam desvendar as incertezas do futuro.

Adormecidos_Katia_Calsavara_Foto_de_Andre_Stefano

Adormecidos - São Paulo - 05/12/2013

Adormecidos_Foto_de_André_Stéfano

Adormecidos - São Paulo - 05/12/2013

Sobre Jon Fosse
Com apenas 54 anos, o norueguês Jon Fosse já é um dos autores mais interpretados mundo afora, com peças apresentadas em mais de 40 países. Poeta, dramaturgo, autor de livros infantis, ensaios, contos e romances, ele é considerado um dos grandes autores da atualidade. Suas peças têm um apelo universal, o que permitiu que elas fossem montadas em lugares como China, Turquia e Brasil, além, claro, de toda a Europa e EUA. No Brasil, suas peças têm sido interpretadas há dez anos. Entre as montagens nacionais já feias estão O Nome, Roxo, Sonho de Outono e, agora, Adormecidos.

 

Adormecidos

Onde: Espaço dos Satyros Um
Quando: Sábados e domingos, 19h (em janeiro e fevereiro). Sextas, 0h; sábados e domingos, 19h (em março e abril)
Tempo de duração: 70 minutos
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)
Capacidade: 40 pessoas
Endereço: Praça Roosevelt, 214 – Consolação
Telefone: 11 3258-6345
Reestreia: Dia 25 de janeiro, sábado, 19h
Temporada: 25 de janeiro a 27 de abril

 

Ficha Técnica

Direção: Rodolfo García Vázquez
Assistente de Direção: Juliana Sanches
Texto: Jon Fosse
Tradução: Rodolfo García Vázquez
Elenco: Fabio Ock, José Sampaio, Katia Calsavara , Luiza Gottschalk, Tiago Leal e Henrique Mello.
Sonoplastia: Criação coletiva sob Coordenação de Fabio Ock
Iluminação: Rodolfo García Vázquez
Cenografia: Luiza Gottschalk
Figurinos: Daise Neves
Equipe Técnica: Flávio Duarte e Thiago Capella Zanotta
Coordenadora do Projeto: Daniela Machado
Produção Executiva: Daniela Machado e Carina Montinho
Estagiária de Produção: Samantha Moura
Administração do projeto: Vinicius Alves
Coordenação de Comunicação: Robson Catalunha
Arte gráfica e stand in: Henrique Mello
Fotos: André Stefano
Câmera e Vídeo: Vini Lopes

– – –

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *