Espalhe Ciência! - MISTURA URBANA

Espalhe Ciência!

O Periódico é um agregador de conteúdo da blogosfera científica brasileira, que se alimenta dos feeds dos blogs agregados para apresentar conteúdo e entregar um feed unificado. Esse feed é redireciondo para posts em bots no Twitter e Facebook. Todos os links são direcionados para os posts originais, e não há espaço para comentários no Periódico.

periodico_mu

Os blogs que alimentam o Periódico são mantidos por professores, pesquisadores, estudantes e jornalistas científicos, e os temas versam sobre as mais diferentes áreas das ciências: Biologia, Matemática, Cibercultura, Astronomia… Atualmente são 65 blogs cadastrados! O objetivo do projeto é divulgar ciências para não-cientistas, contribuindo com os divulgadores de ciências e fortalecendo essa comunidade, além de facilitar a busca de blogs científicos em português.

Todo o projeto foi idealizado por Filipe Saraiva, doutorando em Engenharia Elétrica pela USP São Carlos, fã de blogs científicos e entusiasta do software livre, que se inspirou na ideia de planet, bastante comum nas comunidades de software livre. Com a recente discussão sobre uma possível “crise” nos blogs brasileiros de ciência, ganhou corpo a ideia de que um agregador para o conteúdo desses blogs seria uma solução bem-vinda para auxiliar na divulgação dos conteúdos produzidos e fortalecimento de uma identidade de comunidade em torno dos divulgadores de ciência. Não há qualquer intenção comercial com o Periódico, nem qualquer desejo de “posse” sobre a produção dos blogueiros. Há o compromisso de nunca exibir propaganda ou publicidade de qualquer tipo. E caso o site, por algum motivo, se mostre desinteressante à comunidade, ele será retirado do ar.

Caso você queira adicionar seu blog de ciências no Periódico, deve enviar e-mail para [email protected]r contendo: nome do blog, endereço do blog,endereço do feed a ser agregado. Caso seu blog não seja exclusivamente sobre ciência, você pode criar uma tag específica e passar o feed dessa tag para ser agregado.

O site, também chamado de Journal of the Brazilian Scientific Blogs Community – JBSBC, já está em pleno funcionamento mas ainda em uma versão beta, em breve irá ganhar um visual mais atrativo e novas funcionalidades. Saiba mais sobre o projeto em: periodico.blog.br

Para acompanhar o que é produzido pela comunidade científica brasileira, curta o Periódico no Facebook e siga também no Twitter.

 

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *