Choque Cultural inicia calendário expositivo de 2014 com individual de Znort - MISTURA URBANA

Choque Cultural inicia calendário expositivo de 2014 com individual de Znort

ScreenShot010

A galeria Choque Cultural inaugura seu calendário expositivo de 2014 no dia 25 de janeiro, a partir das 11h, com “Pau e Pedra”, exposição individual de Znort, na qual o artista apresenta objetos tridimensionais e uma série de esculturas. Em cartaz até 28 de fevereiro.

A mostra apresenta uma síntese do pensamento poético de Znort, como é mais conhecido o artista Guilherme Neuman. Em “Pau e Pedra” são exibidos três trabalhos tridimensionais: uma escultura central que leva o título da exposição – uma alavanca (tecnologia primitiva de elevação ou deslocamento de objetos) formada por duas pedras e um pau – e um trabalho em duas partes, uma em cada canto da sala; de um lado, uma série de vigas marchetadas encostadas na parede, e, do outro, galhos de diversos tamanhos. “Pau e Pedra” conta ainda com uma série de sete bonecos, que começam como humanos e se transformam em uma espécie de homem-galho.

Os elementos que norteiam essa individual de Znort têm vital importância na história da evolução humana, extraídos da natureza e transformados em ferramenta, abrigo e utensílios dos mais diversos, bem como usados na produção primitiva do fogo.

“De diferentes formas, meu trabalho sempre trouxe questões como a passagem do tempo, a transformação, elementos naturais, evolução do pensamento humano, mitos primais etc”, explica Znort. “A força transformadora da engenhosidade humana sobre elementos naturais passivos, tanto ao desejo humano quanto as intempéries da natureza, é rica em significados”, diz ainda.

A alavanca do tridimensional “Pau e Pedra” representa tanto a força bruta quanto do pensamento para a transformação do mundo. “A obra transmite o quão simples e o quão forte são esses elementos configurados desta forma”, afirma Znort. O outro objeto, que se divide em duas partes em cantos opostos do espaço expositivo, aponta para um enfrentamento entre o natural e o transformado pela ação humana.

A série de bonecos se transformando como uma linha evolutiva em um galho, por sua vez, faz alusão à transformação do homem em um ser mais passivo e estático. “Um ser que cresce aos poucos e se transforma e que pode ser transformado”, nas palavras do artista.

serviço
“Pau e Pedra”, por Znort @ Galeria Choque Cultural
25 de janeiro, sábado, às 11h
Rua Medeiros de Albuquerque, 250, Vila Madalena, São Paulo
Telefone: (11) 2678-6600
www.choquecultural.com.br
[email protected]
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 11h às 18h
Grátis/ Livre

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *