Mais verde no centro de São Paulo - MISTURA URBANA

Mais verde no centro de São Paulo

IMG_0093

Neste ultimo domingo (08) tive a oportunidade de conferir o andamento da instalação do #JardimVertical, o primeiro em empena cega na América do Sul. Um projeto da vodka premium líder do segmento, Absolut, em parceria com o Movimento 90° e Escola São Paulo.

Trata-se de uma ação de revitalização do centro da capital paulista, que além de transformar o contexto urbano e a estética da cidade, atua como filtro de gases poluentes, isolante térmico e acústico, e ainda contribui para aumentar a umidade do ar e a biodiversidade.

Instalado especificamente em um dos edifícios no entorno do Minhocão, especificamente no Largo Padre Péricles, onde há também a Paróquia São Geraldo das Perdizes, o #JardimVertical tem como proposta transformar o cenário de uma das áreas mais movimentadas e cinzentas da capital. A empena, possui um total de 220m² e teve sua instalação desenvolvida pelo Movimento 90° – precursor dos jardins verticais em grandes centros do Brasil -, com material reciclado e placas revestidas de dupla camada de feltro para garantir o plantio das 19 espécies de plantas. A manutenção fica por conta de um sistema automatizado de irrigação e fertilização. Além disso, a equipe do Movimento 90° realizará visitas esporádicas para verificar o sistema e o desenvolvimento das plantas.

Além da área verde no local, será possível observar uma instalação de arte, a céu aberto, desenvolvida pelos alunos da Escola São Paulo em parceria com Absolut. Esse espaço também ocupará 220m², totalizando o projeto em 440m² de área vertical criativa e inovadora. A instalação foi inspirada na poluição sonora do Minhocão, que através do software Processing os elementos negativos como ruídos, caos e barulho do centro, serão transformados em arte visual composta por uma estrutura metálica revestida por fitas plásticas, tinta, texturas e iluminação especial, garantindo efeitos excepcionais tanto de dia quanto de noite.

O Jardim Vertical por Absolut contou com a participação de, aproximadamente, 100 voluntários e seis artistas e poderá ser visto a partir de hoje (09), no local indicado.

Confira algumas imagens da instalação:

Créditos imagens: Ana Kley

IMG_0073

IMG_0069

IMG_0057

IMG_0064

IMG_0065

IMG_0067

IMG_0056

IMG_0053

IMG_0052

IMG_0050

IMG_0045

IMG_0043

IMG_0038

IMG_0034

IMG_0076

 

 

Comments

comments

2 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] ao universo da moda, tecnologia, arte e música, o projeto tem como proposta apresentar o conceito “Transform Today”, que nada mais é do que um convite para os visitantes e amantes das artes transformarem o hoje […]

  2. […] ao universo da moda, tecnologia, arte e música, o projeto tem como proposta apresentar o conceito “Transform Today”, que nada mais é do que um convite para os visitantes e amantes das artes transformarem o hoje […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *