#VAMOSPROEDITE - MISTURA URBANA

#VAMOSPROEDITE

color

goms

suzue

mundano

Ocupação Criativa do Jardim Edite nos dias 16 e 17 de novembro!

Projeto inovador promove a ocupação criativa do novo complexo habitacional Jardim Edite, na região do Brooklin Novo, com graffiti, oficinas, música ao vivo, piquenique e intervenções na praça Arlindo Rossi

Recriar os usos dos espaços públicos na cidade. Esse tema é cada vez mais recorrente em grandes metrópolis como São Paulo. Pensando nisso, a Incorporadora e Construtora Kallas e o coletivo CafeNaRua, que realiza ações criativas em espaços públicos da cidade, desenvolveram um projeto para ocupação criativa da praça Arlindo Rossi, localizada em frente ao novo complexo habitacional Jardim Edite, espaço antes ocupado por uma favela (favela do Jardim Edite).

O projeto já realizou duas ações com piqueniques e oficinas para a população local nos dias 13 e 27 de outubro, para início da ativação da praça e aproximação com a comunidade. O evento de lançamento do projeto acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2013 e tem parceria com o Conexão Cultural e apoio da Sherwin-Williams Brasil para a pintura de muros e realização de oficinas de graffiti. Todo o projeto está ancorado na ideia de re-conexão das pessoas com o bairro onde moram e também na convivência delas com esse novo (antigo) espaço. O programa inicial é apenas um piloto de muitos que serão criados em diferentes zonas da cidade.

Dois espaços serão utilizados no evento para trabalhar esta proposta: a praça Arlindo Rossi, situada em frente ao condomínio Jardim Edite, que une o complexo habitacional com o restante do bairro e o grande muro voltado para a Avenida Roberto Marinho (uma das principais da cidade). Na praça, serão realizadas oficinas de co-criação e co-construção com a comunidade, para trabalhar a questão do pertencimento ao espaço público, piquenique, intervenção de coletivos e show da banda Marco Nalesso e a Fundação. Para a intervenção nos muros foram convidados os renomados artistas de rua Mundano, Ozi, Thiago Goms, Primat e Katia Suzue. A ideia é que essa galeria seja rotativa, com novos artistas apresentando seu trabalho a cada período. Os artistas irão pintar alguns muros e também participar de oficinas de graffiti para ensinar algumas técnicas para as crianças da comunidade (unindo praça e muro). A ação tem apoio da marca de spray Colorgin Arte Urbana.

Além disso, o Coletivo El Graffiti irá trazer mais artistas de rua para participar da intervenção no muro e das oficinas. Recentemente, este grupo realizou um mutirão de graffiti no Jardim Guarará, em Santo André (SP). O evento contará ainda com a presença de alguns coletivos e grupos engajados com a melhoria da cidade de São Paulo, como o Acupuntura Urbana e Basurama.

Informações:
Data: 16 e 17 de novembro de 2013
Horário: a pintura dos muros ocorre a partir de 10h no sábado (dia 16/11). Todos os eventos paralelos, inclusive as oficinas de graffiti e o Show da Banda banda Marco Nalesso e a Fundação, ocorrerão na praça Arlindo Rossi a partir do meio dia do dia 17/11.
Localização: Conjunto habitacional no Jardim Edith (Rua Araçaiba, esquina com Av. Jornalista Roberto Marinho).

Realização:
Kallas Incorporadora e Construtora – https://www.facebook.com/kallasnet
CafeNaRua (www.cafenarua.org)
Conexão Cultural (www.conexaocultural.org)

Apoio sprays para os artistas: Sherwin-Williams Brasil (Colorgin Arte Urbana)

Contatos para mais informações:
Carol Ferrés [email protected] (cel. 11 – 9 9377-3335)
Manuela Colombo [email protected] (cel. 11-9 9633-5590)
Maurine Cardoso – [email protected] (cel. 11-9 9686-0928)

Apoio Cultural
Banda banda Marco Nalesso e a Fundação
Coletivo El Graffiti

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *