Sonhos em quadrinhos - MISTURA URBANA

Sonhos em quadrinhos

Nascida em Tampere, Finlândia, Amanda Vähämäki é formada artista gráfico pela Academia de Belas Artes de Bolonha, na Itália, onde descobriu que quadrinhos eram a única coisa que ela realmente gostaria de fazer na vida.

amandavahamaki02
Inicialmente participou de competições e produziu pequenas histórias em quadrinhos independentes, que acabaram levando a artista ao Canicola, um coletivo de jovens artistas de quadrinhos nas imediações de Bolonha, onde publicou sua primeira graphic novel “Pullapelto” (2007).
Em 2006, outra graphic novel “The Field Bun” (Campo di babà) foi publicada pelo Canicola, agora em finlandês, francês, sueco, italiano e inglês. Em parceria com o artista italiano Michelangelo Setola ela criou o enigmático “Souvlaki Circus” para Buenaventura Press.

Amanda ganhou o primeiro prêmio na  2005  Swiss Fumetto International Comix Competition e foi a artista do Helsinki Comics Festival 2012. Atualmente ela vive em Helsinki, na Finlândia, onde trabalha no coletivo Kutikuti. Desde 2004 escreve contos e colabora para antologias de quadrinhos como Orang, glomp, Strapazin, Galago e Drawn & Quarterly Showcase.

amandavahamaki amandavahamaki05 tarantellaamandavahamaki

Amanda Vähämäki explora errantes, narrativas de sonho com personagens lúcidos e desenhos exuberantes. Seu trabalho transcende as fronteiras de tempo e lugar. Aparente ingênuos, em lápis comum, assemelhando-se aos esboços de alunos entediados, os desenhos habilmente expressivos de Amanda atraem o leitor para algo como um estado de sonho, e tem muito mais impacto do que o esperado no início.

01amandavahamaki 02amandavahamaki 03amandavahamaki

A história não é muito surreal, pois é sonho, e todo seu livro pode ser lido em 15 minutos, a quantidade de tempo que leva para uma pessoa ter um sonho num cochilo, e segue por etapas distintas da lógica do sonho.

vnyteamandavahamaki

Mais sobre a artista em:

Portfolio
Flicker 
Comiclopedia

 

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] See on misturaurbana.com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *