1g por $1 - MISTURA URBANA

1g por $1

Em duas semanas o Uruguai pode ser o primeiro país do mundo a regulamentar a produção e o consumo da maconha. Em junho de 2012 foi apresentado à Câmara dos Deputados uruguaia um projeto de lei – parte de uma série de medidas para combater o aumento da violência, visando tirar o narcotráfico do mercado – que responsabiliza o Estado pelo controle e a regulação da importação, do plantio, do cultivo, da colheita, da produção, da aquisição, do armazenamento, da comercialização e da distribuição de maconha e seus derivados. O governo assume que guerra direta contra as drogas fracassou, postura defendida pela Comissão Global de Política de Drogas.
uruguay_marijuanalibre
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em julho de 2013 e deve passar pela Comissão de Saúde do Senado em novembro. O senador uruguaio Luis Gallo, integrante da comissão, declarou que o projeto “será promulgado este ano e entrará em vigor praticamente no primeiro dia de janeiro do ano que vem”. Apesar do projeto ainda estar em aprovação, o governo já trabalha na regulamentação e implementação da norma e garante que o sistema já deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014, “Dá tempo de colher e vender”, garantiu o secretário-geral da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada.

marijuana-plants
A partir de então, maiores de 18 anos residentes no Uruguai poderão requerer licenças para produção, cultivo próprio e acesso à cannabis em farmácias licenciadas. O projeto de lei também prevê o cultivo para fins científicos e medicinais – este último, liberado por meio de receita médica – e habilita a produção de cannabis não psicoativa, conhecida como cânhamo industrial. De acordo com a lei um indivíduo só poderia comprar e ter em sua posse 40 gramas de maconha e cada grama seria vendida em média pelo equivalente a 1 dólar. O preço da maconha uruguaia legalizada, claro, causou polêmica nas redes.

Acompanhando o assunto, o Guardian fez um infográfico que demonstra o preço da maconha no varejo em todo o mundo e traz informações sobre regulamentação, taxas de consumo de maconha e tráfico de drogas.

priceofmarijuana_map

priceofmarijuana_brazil
Maconha no Brasil

Para entender melhor o que está acontecendo no Uruguai recomendo esse link e esse link.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *