White Crane Spread Wings :: a sublime arte do tai chu chuan - MISTURA URBANA

White Crane Spread Wings :: a sublime arte do tai chu chuan

White Crane Spread Wings

O Tai chi chuan (em chinês: ??? pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa.

A relação de yin e yang, os cinco elementos, o ba gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Ele tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.

Para sua série White Crane Spread Wings, o fotógrafo irlandês Gráinne Quinlan, estudou e observou os entusiastas do Tai Chi em Hong Kong. Todas as manhãs um enorme número de senhores e senhoras da terceira idade, surgem dos prédios para realizar esta arte.

Gráinne conta que é fácil encontrar estas pessoas pela cidade toda, como calçadas e embaixo de viadutos. Seu interesse não esta em fotografar as complexidades e técnicas destes movimentos e sim os indivíduos que participam desta rotina tão única. Para o fotógrafo cada uma destas pessoas aparece em transe, removidos de sua cerca e absorvidos em uma performance. Como o movimento é silenciado dentro da fotografia, a natureza desta performance é amplificada e, como tal, a forma humana e sua expressão são fundamentais neste trabalho.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *