Tatuagens Deq :: uma tradição prestes a morrer - MISTURA URBANA

Tatuagens Deq :: uma tradição prestes a morrer

Murat_Yazar_8

Murat Yazar, fotógrafo turco, criou uma fascinante série fotográfica sobre os segredos das “Deq”, uma tradição esquecida, que são pinturas (tatuagens) de mãos e outras partes do corpo, geralmente em mulheres. A tinta para realizar a tatuagem Deq tem uma composição bastante peculiar: leite materno, bílis animal e negro-de-fumo. A mistura é aplicada sobre a pele, que é perfurada antes.

O fotógrafo procurou durante anos rastrear as ‘deqs’, que para ele são, além de símbolos sagrados que transformam o corpo humano em um templo, a história perdida e escondida da Mesopotâmia, pois suas formas são a história visual herdada de geração em geração durante séculos. Infelizmente quase todas as pessoas que ostentam uma deq não sabem o significado de seus desenhos. O fotógrafo conta que ao perguntar para as pessoas o que os desenhos significavam, a resposta mais comum que recebia era “Nossos anciãos fizeram elas em nós quando éramos crianças, não sabemos seu significado ou o motivo de terem nos tatuado.”

Murat Yazar conta que começou a tirar fotos de pessoas com deqs, na cidade onde morava e que além do significado que as pessoas carregavam em seus rostos com as tatuagens ele sempre sentiu que existia algum tipo de segredo diferente. Então resolveu pesquisar e começar sua série. Ele conta que as Deqs são os textos sagrados de tempos perdidos. É o primeiro ancestral da escrita. São as linhas do prazer, esperança, dor e medo no corpo humano.

Pesquisadores fizeram uma lista de possíveis razões para uma deq ser feita: proteção contra poderes ruins, trazer boa sorte, manter a saúde, curar uma doença, simbologia para tribos ou nobreza, sexualidade, fertilidade, beleza, prever doenças e mãe deusa.

Apesar de ser uma tradição muito antiga, por causa do Islã muitas pessoas com deq desejam não tê-las. Se arrependem. Muitas mulheres tentaram remover as tatuagens e é por isso que a nova geração de mulheres não as possui.

Confira as fotos desta tradição que está prestes a morrer, na linda série de Murat Yazar.

via

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Quer Saber Como Remover Sua Tatuagem de Forma
    Natural e sem Dor? Clique no meu nome e veja!

    Marcelo Lopes / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *