FOTOGRAFIA - A CAPTURA DA AURA - MISTURA URBANA

FOTOGRAFIA – A CAPTURA DA AURA

Waris Ahluwalia, 2011
Waris Ahluwalia, 2011
Detalhes sobre a cor encontrada na imagem de Waris Ahluwalia, 2011

Esses retratos da aura das pessoas são feitos com uma câmera Polaroid , desenvolvida na tentativa de registrar o que uma vidente poderia ver – a cor da aura. Carlo Van de Roer, dedica seu trabalho fotográfico ao registro destas imagens. Para isso, ele faz uso do AuraCam 6000, que inclui dois sensores de mão que são ligados com a câmera e os filmes de Polaroids. Quando ele coloca suas mãos sobre o sensor, a câmera reúne “os dados dos parâmetros de biofeedback“. Basicamente, a máquina traduz o campo eletromagnético de uma pessoa e projeta-o como um campo colorido em torno do filme.

“Aura fotografia” é um ramo relativamente recente da fotografia do ‘espírito’. Ao contrário das tentativas para gravar imagens de fantasmas, a fotografia aura vem evoluído a partir de um tipo de fotografia popular , em torno dos dispositivos como o raio-x que buscam medir e documentar os aspectos invisíveis do corpo humano.

O projeto explora a ideia de que uma câmera pode revelar novas visões sobre o personagem, assunto, fotógrafo e o espectador. O aparelho tem conotações pseudo-científica e atributos associados a um tipo ímpar da fotografia. É uma câmera terra-modificada que tem apenas um botão, o que implica no manuseio do fotógrafo.

 

Sara Rossein , 2009
 Martynka Wawrzyniak, 2008

Martynka Wawrzyniak, 2008
Maris Bellack, 2011
Detalhes sobre a cor encontrada na imagem de Maris Bellack, 2011
Miranda July, 2009
Yoko Okutsu, 2008
Terence Koh, 2008
Taika Waititi, 2008

 

 

Para ver outras imagens de Carlo Van de Roer, acesse:

http://www.vanderoer.com/
http://www.theportraitmachine.com/

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *