Intervenção urbana com guardanapos poéticos espalhados pela cidade - MISTURA URBANA

Intervenção urbana com guardanapos poéticos espalhados pela cidade

968963_187932578029042_919573479_n

Se você não teve a sorte de encontrar pela cidade um guardanapo com um micro-conto poético, então deixa eu te contar aqui sobre o projeto 100 contos por 10 contos, do Daniel Viana.

Durante todo ano de 2013, o artista publicará um microconto por dia, datilografado em guardanapo de boteco e deixado em algum lugar da cidade em que estiver.

Daniel já deixou seus microcontos em cidades do Brasil como São Paulo, São Carlos, Poços de Caldas e seu projeto já marcou presença na Maratona das Artes, evento organizado pela Associação Artistas na Rua e no Festival Baixo Centro.

O projeto não se prende somente na obra literária, une fotografia e intervenção urbana, pois o artista acredita que independente do segmento artístico, as artes se entrelaçam. Mesmo de maneira sutil, a literatura envolve as artes e pode também ser desenvolvida em outros segmentos como inspiração.

Daniel escolheu esse material por se tratar de um material frágil e descartável, utilizado geralmente para limpar a sujeira. Desta forma, na intervenção-urbana, a poesia nas ruas amplia o olhar de quem passa, pode tirá-lo da rotina mesmo que por alguns segundos. O guardanapo também é bem presente na história da literatura, pois é muito comum encontrar registros de poetas e artistas boêmios que rabiscavam seus poemas em guardanapos na mesa de bar, só depois eles seriam datilografados, para virar livro.

100 contos por 10 contos une o retrô ao digital, resgatando de maneira sutil a forma de criação antiga: máquina de datilografar e guardanapo – com a era digital – microcontos publicados e divulgados virtualmente.

Ao deixar o conto no espaço urbano, o artista fotografa a ação, criando assim um diário fotográfico e virtual que pode ser acompanhado através da internet, no facebook.

Muito legal! Escolhi alguns contos pra postar mas outros você pode ver AQUI.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *