ABELARDO MORELL - SÉRIES FOTOGRÁFICAS - MISTURA URBANA

ABELARDO MORELL – SÉRIES FOTOGRÁFICAS

Abelardo Morell "Camera Obscura" Manhattan, 1996

 

“Alice in Wonderland”, “Camera Obscura”, “Tent Camera”, “Theater”, “Museums”, “Childhood”,”Money”, “Photograms”, “Cliché-Verres” e “Books” são alguns dos trabalhos do fotógrafo Abelardo Morell.

As imagens de Morell são feitas com uma câmera escura (dispositivo antigo e antepassado da câmera fotográfica que permite a projeção de imagens através da intensidade e entrada da luz ), frequentemente associada a artistas da Renascença. A versão da câmera escura tornou-se popular no século 17 , foi adaptada por pintores como Johannes Vermeer e Canaletto. Os cientistas usaram para observar eclipses solares, assim como fazem as crianças.

Abelardo Morell "Camera Obscura" , 2000.
Abelardo Morell "Camera Obscura" Brooklyn Bridge in Bedroom, 2009
Abelardo Morell "Camera Obscura" Central Park, 2013

O fotógrafo Abelardo Morell nasceu em Havana, Cuba em 1948. Mudou-se para os Estados Unidos em 1962, recebeu seu diploma de graduação em 1977, na Bowdoin College, em Maine, onde participou pela primeira vez de um curso de fotografia. Logo em seguida, completou um mestrado na Universidade de Yale School of Art. No ano de 1997, recebeu um diploma honorário da Bowdoin College e uma série de prêmios e bolsas, que incluem a concessão Cintas em 1992, uma bolsa Guggenheim em 1994, o Prêmio Rappaport em 2006 e uma subvenção na Alturas Foundation em 2009 para fotografar a paisagem do oeste do Texas. Ele também foi o ganhador do Centro Internacional de Fotografia 2011 Infinity Award no art. Ao longo dos últimos 25 anos, tornou-se internacionalmente conhecido por trabalhos que exploram a linguagem da fotografia e sua inovação visual.

Abelardo Morell - Museu The Metropolitan Opera Stage Crew, 2005
Abelardo Morell - Isabella in the Little Salon, Gardner Museum, 1998
Abelardo Morell "Camera Obscura" Gallery Hopper Painting Whitney Museum, 2003.

 

Sua obra foi apresentada em várias galerias, instituições e museus, incluindo o Museu de Arte Moderna, o Museu Whitney de Arte Americana, o Museu de Arte Metropolitan, em Nova York, The Art Institute de Chicago, The San Francisco Museum of Modern Art, O Museum de Houston of ArtThe Boston Museum of Fine Art, o Museu Victoria & Albert e mais de setenta outros museus nos Estados Unidos e no exterior.

Foi realizada uma retrospectiva de sua obra organizada conjuntamente pelo Instituto de Arte de Chicago, The Getty e The High Museum de Atlanta, no início de 2013.

Abelardo Morell "Camera Obscura" Times Square, 1997

Como professor no Massachusetts College of Art and Design, experimentou mais sobre a câmara escura, fotografando a projeção do mundo exterior justapostas sobre as superfícies do interior de cômodos. Levou meses para aprimorar a técnica e descobrir o tamanho certo do buraco , a intensidade de brilho , nitidez e o tempo de exposição.

Abelardo Morell - Laura and Brady in the Shadow of Our House, 1994.
Abelardo Morell - Brady Looking at his Shadow, 1991.
Abelardo Morell - Playhouse, 1987

A Cineasta Allie Humenuk fez um filme intitulado “Shadow of the House” Trailer Documentário Abelardo Morell (é só clicar no nome e ver o vídeo), um documentário sobre o trabalho e a experiência de Morell como artista.

Ele que voltou seu olhar para significados culturais, tais como livros, mapas, dinheiro e museus experimentou técnicas variadas como fotogramas, stop-motion e câmara escura. Depois de décadas de trabalho exclusivamente em preto e branco, começou a usar cores. Sua técnica apresenta resultados cada vez mais  inovadores e complexos das imagens.

Abelardo Morell : "Money" Falling Coins , 2006
Abelardo Morell: "Money" , 2006

Morell fotografou páginas de livros antigos, transformando pequenos detalhes em estruturas dinâmicas. Com close-ups extremos , ângulos, fragmentos e nuances as imagens desafiam a percepção da realidade.

Abelardo Morell : "Books" A Farewell to Arms, 2001
Abelardo Morel "Books" Book of Stars, 1994
Abelardo Morell "Books" Book Stacks in a Very Large Space, 2001

Em seu mais recente trabalho “Alice in Wonderland”, Morell recria a história de Alice, combinando fotográfias dos desenhos originais de Tenniel com a escrita de Lewis Carroll. As imagens resultantes transportam o espectador para o livro , mas denota um novo cenário para a história.

“Eu quero renovar como as pessoas vêem o mundo”, diz Morell sobre seu trabalho.

 

Abelardo Morell "Alice in Wonderland" A Mad Tea Party, 1998.
Abelardo Morell "Alice in Wonderland" Down the Rabbit-Hole, 1998

 

Para conhecer mais fotografias da obra de Morell , acesse: http://www.abelardomorell.net

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] >> Abelardo Morell – Series Fotográficas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *