VEM DESPESSAR VOCÊ TAMBÉM, VEM? - MISTURA URBANA

VEM DESPESSAR VOCÊ TAMBÉM, VEM?

Quero convidá-los para participar de um gesto poético e político no próximo dia 30.
Aqui no Espírito Santo, onde estou nas últimas semanas, no dia 30 de maio milhares de pessoas fazem um percurso chamado PASSOS de ANCHIETA. Esta caminhada, que reúne gente de vários estados, relembra a figura de José de Anchieta como um ente abençoado e ahistórico.

Da mesma forma com que Bandeiranes dão nomes de ruas e se transformaram em monumentos espalhados pelo Brasil todo, os Passos de Anchieta reafirmam uma memória fortalecem uma memória que reafirma os jesuítas como formadores da civilização e da cultura nacionais, esquecendo que eram um exército da igreja católica de um serviço colonialista. E esse projeto colonialista foi responsável pelo extermínio dos povos indíigenas no Brasil e pela escravidão negra.

Por isso no dia 30 de maio gente do mundo todo fará os DESPASSOS de ANCHIETA. Mas o que será isso? Vamos fazer pequenos trajetos, de costas. No Espírito Santo faremos na Barra do Jucu, no sentido oposto ao caminho dos Passos de Anchieta. Em Nova Iorque o despassista Jaime Scatena pretende fazer um despasso a partir das torres gêmeas, em Berlim, a despassista Ísis Fernandes investiga a ideia de despassar a partir do muro de Berlim. E cada vez mais gente vai demonstrar que não quer percorrer os passos de uma história esquecida e colonialista.
Vamos despassar?

Como?
Nós, despassistas, convidamos você a fazer algum percurso na sua cidade, de costas, no dia 30 de maio.
Por favor fotografe ou filme.
Vamos juntar tudo e criar um documentário do primeiro movimento multidespassista!
Pra gente ver seu material por favor poste na nossa página no Facebook

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *