PIMP MY CARROÇA :: Imagina na Copa... - MISTURA URBANA

PIMP MY CARROÇA :: Imagina na Copa…

 

Para marcar o início da Semana do Meio Ambiente, a galera do projeto Imagina na Copa lançou o vídeo com a história do Pimp My Carroça, movimento que usa o graffiti para chamar a atenção da população para a importância dos catadores de lixo e da reciclagem.

Quem mora em Sampa, com certeza já viu (principalmente na zona sul) as carroças dos catadores de lixo reciclável grafitadas pelo Mundano, com frases que dão aquela alfinetada. 

Pimp My Carroça busca, a partir da arte, dar foco a questões sociais e ambientais como o papel dos catadores na reciclagem do lixo. Apenas na capital do estado de São Paulo, cidade onde o movimento foi criado, mais de 20 mil catadores são responsáveis por coletar 90% de todo o lixo reciclável da cidade.

Os catadores geralmente atuam nos grandes centros e são responsáveis por separar, coletar e destinar parte do lixo para a reciclagem. Uma função importante para o equilíbrio da cidade, mas geralmente desvalorizada pela população. Essa foi a percepção que levou o grafiteiro Thiago Mundano a criar o movimento Pimp my Carroça.

No projeto, as carroças passam por uma manutenção estrutural e recebem itens de segurança, além da transformação visual. A história do Pimp My Carroça começou junto com o envolvimento do Thiago a.k.a. Mundano com o graffiti. Em uma de suas saídas para grafitar as ruas da cidade, ele conheceu alguns catadores e pintou uma carroça.


Eu vi que isso aumentou a auto-estima dele. Então comecei a pintar as minhas frases, depois comecei a pintar as frases deles próprios e comecei a dar voz para eles”, conta o grafiteiro.

A escolha do nome foi uma maneira de levar humor ao projeto. A inspiração foi o programa de TV norte-americano Pimp My Ride, conta Mundano, que trabalhou durante um tempo sozinho, até descobrir o poder de mobilização coletiva da internet. Em 2012, ele recorreu ao site de crowdfunding Catarse para conseguir expandir a iniciativa.

Mais de 3,5 mil pessoas se mobilizaram para apoiar o projeto, entre doadores via Catarse, apoiadores diretos, empresas que cederam serviços, voluntários, comunicadores, artistas e grafiteiros. Ao todo, Thiago Mundano já pintou mais de 150 carroças em diferentes cidades do Brasil e do mundo, como Buenos Aires, Nova York e Santiago.

As pessoas falam para eu parar de pintar carroça e pintar tela. Mas eu faço isso pela satisfação de ajudar uma pessoa, meu pagamento é o sorriso deles. Enquanto pinto, estou sempre conversando e aprendi muito com eles. Se hoje eu sou uma pessoa um pouco mais ‘antenada’, devo isso a eles. Eu acho que nós temos que sair da ‘bolha’, essa convivência é muito saudável”, finaliza.

Confira o vídeo abaixo!

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *