PORQUE VOCÊ É UM DESPASSISTAS E NEM SABIA - MISTURA URBANA

PORQUE VOCÊ É UM DESPASSISTAS E NEM SABIA

Quantos feriados, nomes de ruas e eventos  comemoram massacres como se fossem grandes efeitos históricos? Quantas ruas da sua cidade tem nome de Bandeirantes (caçadores e assassinos de índios)? Quantos monumentos mostram assassinos como se fossem heróis?

Se você consegue lembrar de pelo menos uma destas coisas sabe que nos ensinaram a comemorar genocídios como fatos lindos de orgulho nacional. Entre os genocídios, nos ensinam a comemorar o assassinato de mais de 8 milhões de indígenas no Brasil. Sim, 8 milhões. Sabe o que é isso? É quase a população da capital de São Paulo.

Imagine todos os moradores de Sampa mortos pela gripe ou assassinados. Corpos espalhados por todos os lados. Ou submetidos a uma lógica cristã de um deus que eles nunca tinham ouvido falar.

Buenas, se você acha isso tudo bizarro pode se juntar a uma ideia divertida inventada por um bando de capixabas. Ao invés de seguir os passos dos assassinos coroados como heróis eles pretendem andar no sentido inverso e de costas nos lugares em que genocídios são comemorados como grandes obras da nacionalidade. Este povo se auto-denomina “despassista”.

Dia 30 de maio gente de várias partes do mundo fará um FLASHMOB DESPASSISTA. As pessoas irão percorrer de costas, andando ao contrário, o trajeto que os colonizadores fizeram ou fazem.

Em Vitória, No Espírito Santo, todos os anos, há uma grande homenagem aos jesuítas e aos colonizadores que assassinares milhares de índios no Brasil colônia.

As pessoas andam kms num percurso chamado PASSOS DE ANCHIETA homenageando o passado de sangue (como se ele nunca tivesse acontecido). Neste 30 de maio uma legião de artistas, antropólogos, sociólogos e muita gente de bem se propôs a fazer o percurso contrário no que chamou-se os DESPASSOS DE ANCHIETA. É uma caminhada de costas, no sentido contrário aos passos do jesuíta para demonstrar que não admiram o colonialismo. Gente espalhado pelo mundo também fará o CAMINHO INVERSÃO AOS DOS COLONIZADORES.

Para saber mais sobre o flashmob e outras ações divertidas é só curtir a página!

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *