"Are we still going on ?" Roupas viram instalações artísticas por Kaarina Kaikkonen - MISTURA URBANA

“Are we still going on ?” Roupas viram instalações artísticas por Kaarina Kaikkonen

Kaarina Kaikkonen Catedral da Finlândia instalação

 

Kaarina Kaikkonen faz esculturas com materiais reciclados, ela é finlandesa,  estudou na Academia de Belas Artes e na Universidade de Kuopio. Sua carreira artística começou mesmo com a pintura, o reconhecimento veio em seguida com as esculturas e instalações.

Os objetos da artista são surrealmente familiar, Kaarina  utiliza itens que remetem a sua experiência de vida nas obras. Por exemplo, ela monta instalações com os sapatos que lembram a mãe e as jaquetas, camisas e gravatas são conectados ao seu falecido pai que morreu na sua frente. O trabalho se tornou uma forma de processar suas emoções.

O projeto “Are we still going on ?”  torna a cena ainda mais familiar com a projeção de algo como o ato de secar as roupa nos fios de linha. Na verdade, a roupa funciona como uma espécie de manifestação  das memórias e dos desejos sociais de Kaikkonen.

 

Kaarina Kaikkonen instalação
Kaarina Kaikkonen

 

Kaarina Kaikkonen instalação Catedral da Finlândia

 

No ano 2000, Kaarina e um grupo de estudantes da Universidade de Helsinki de Arte e Design, montaram uma das instalações compostas por essas  jaquetas que lembram o seu pai , cerca de 3.000 delas ocuparam os degrais da Catedral que fica na Finlândia, esse trabalho foi realizado como forma de homenagem ao edifício. Outra de suas obras foi projetada para o ex-fábrica de roupas Max Mara, o projeto hoje abriga o Maramotti Collezione.

 

Kaarina Kaikkonen “Are We Still Going On?”

 

Kaarina Kaikkonen “Are We Still Going On?”

As roupas parecem estar de mãos dadas, sua obra conta a história de um importante local de produção, não é um trabalho apenas sobre roupas, mas sobre ideias e ideais.

Kaarina faz seus objetos ganharem vida , suas grandes instalações representam um coro de vozes em diálogo com a natureza e os espaços sociais. O aspecto monumental de sua obra é fortemente ligado a elementos ambientais e arquitetônicos, ela sugere a impermanência , a fragilidade dos materiais e da raça humana.

Ligada a questões ambientais , ela também faz referência ao consumismo dos dias de hoje, representados em seus objetos reutilizados.

 

Kaarina Kaikkonen

 

Kaarina Kaikkonen

 

Are we still going on ? Kaarina Kaikkonen

 

 

Kaarina Kaikkonen “Are We Still Going On?”

 


Kaarina tem obras públicas espalhadas por museus, universidades, bibliotecas e igrejas. Já ganhou o Prêmio de Honra em Nuremberg (1985), Prêmio Estadual de Belas Artes (1989), Arts Council Award (2001), Prêmio Arte Ambiental (2002), entre outros.

Confira no vídeo um pouco mais do projeto de Kaarina: Are we still going on ? Kaarina Kaikkonen

 

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *