Festinha no Rio sexta: The Groov - Afro - MISTURA URBANA

Festinha no Rio sexta: The Groov – Afro

divulgação

 

Amanhã, sexta-feira para quem é do Rio ou está por lá a festa “The Groov – Afro”  acontece pela primeira vez no Circo Voador a partir das 22h, levando o melhor da black music de raiz. Depois de lotar diversas edições sempre com temas em torno da multiplicidade da música negra, a festa dessa vez, promete uma edição para o maior baile da história da The Groov. A produção preparou um noite especial dedicada ao swing e a magia do afrobeat e do funk.

Na programação: shows das bandas Abayomy Afrobeat Orquestra e André Sampaio & Os Afromandinga, além de sets dos Djs Negralha & Ambassodors, além das participações das cantoras Larissa Luz e Luana Karoo.


Confira o release dos artistas:
Abayomy Afrobeat Orquestra nasceu especialmente para a primeira edição carioca do Fela Day, com um repertório cheio de releituras de clássicos do afrobeat que, aos poucos, foram dando lugar a composições próprias. Cada show é uma verdadeira viagem por essas marcantes sonoridades, que faz o público vibrar através da música, com muita brasilidade, conduzindo-os diretamente à África, de onde brota a cultura musical brasileira. Formada por 13 instrumentistas talentosos, o grupo apresenta seu primeiro álbum, o homônimo “Abayomy”, palavra de origem nigeriana que significa “encontro feliz”. Foi desse feliz encontro musical que nasceu a sonoridade híbrida e única dessa Orquestra, fruto da junção entre a batida do Afrobeat, cânticos do candomblé e tambores dos terreiros e do samba. O melhor da tradição africana incorporado à música popular brasileira.
Após realizar uma turnê em Portugal com banda formada por grandes nomes da cena afro-européia e sucessivas viagens de intercâmbio em África, entre Mali, Burkina Faso e Moçambique, André Sampaio está de volta ao Brasil para o pré-lançamento do seu disco solo, “Desaguou”. É a música mandinga (povo mandengue, Mali, Burkina Faso, Guiné, Senegal) misturada ao afro-beat, as influências claramente blues-jazzísticas, aos tambores de terreiro, Dub, Samba e aos seus 13 anos de carreira como guitarrista do Ponto de Equilíbrio que formam a identidade musical e a pegada marcante da guitarra em suas composições e interpretações. O guitarrista vem se destacando na cena alternativa do Rio de Janeiro, com marcantes apresentações na Cúpula dos Povos, durante a Rio+20, no Festival Santa Música – Lapa, no Fela Day e MOLA (ambos no Circo Voador) onde o público saiu extasiado, cantando e dançando até a última música. No fim de 2012 conseguiu financiar coletivamente a finalização do álbum com a contribuição de mais de 120 colaboradores pelo site Embolacha. Agora, André Sampaio & Os AfroMandinga voltam ao Circo Voador para o pré-lançamento do álbum, com novas musicas, participações especiais e o já conhecido suingue dos mandinga que coloca todo mundo pra sacudir a poeira e levantar o astral!
Negralha, deejay oficial do O Rappa e grande ativista musical, apresenta sempre sets únicos. Na THE Groov Afro, o DJ Negralha irá fazer um back to back com o DJ Ambassodors, representante da festa. O encontro será baseado em Afro Funky & Original Funky, levando muito groove e swing para a pista do Circo Voador.
Larissa Luz, baiana e cheia de balanço, acabou de lançar seu primeiro disco em carreira solo: “MunDança”, que propõe um encontro das vertentes da música negra do mundo. No baile, ela irá apresentar canções autorais do seu disco, e versões inusitadas, em uma participação no show do André Sampaio & Os Afromandinga e no set do DJ Negralha e Ambassodors. Luana Karoo cantora nova promissora irá levar muito groove fazendo participações em alguns momentos da noite.
Homegrown nasceu com o intuito de juntar o conceito de loja de roupas, galeria de arte e música independente em um só lugar. A idéia é reunir núcleos sociais, que vivem à margem da sociedade de massa, num espaço democrático e urbano que expresse autenticidade, originalidade e integração diante da vida moderna.
divulgação
Serviço
The Groov Afro apresenta: Abayomy Afrobeat Orchestra e André Sampaio & Os Afromandinga
Sexta, 05 de abril no Circo Voador
A partir das 22h
Preços:
R$ 30 (antecipado)
Mais informações aqui e aqui.

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *