As abstratas ilustrações de André Bergamin - MISTURA URBANA

As abstratas ilustrações de André Bergamin

O ilustrador Andre Bergamin é natural de Porto Alegre, seu trabalho reúne criatividade , contemporaneidade e simbolismo. O ar retrô dos desenhos remete a  nostalgia, com seus recordes de imagens de publicidades antigas, fotografias e ilustrações de jornais .

Sua arte propõe uma característica caótica , marcada pela indústria do consumo. Repare nos itens sempre expostos como bebidas, cigarros, logos e música , estão cercados por uma atmosfera de desordem e composições abstratas.

Formado em Publicidade e Propaganda, trabalha há 4 anos como ilustrador, começou a se dedicar a esta ârea após ser convidado por algumas revistas para ilustrar  matérias.  Perguntado sobre a diferenciação de seu projeto, ele disse em uma entrevista “Tem algo na montagem, cor, textura, que parece que não se encontra tão facilmente nas publicações de agora. Além disso, são imagens que cumpriram determinado papel no passado e quando se retirá-las do contexto original o resultado tende a ser mais impactante“, afirmou o artista.

O processo de criação das imagens é feito minuciosamente. Primeiro ele folheia revistas  e jornais, atrás de imagens para composição da obra. Em seguida vem a etapa de manipulação ,  os itens são digitalizados e recortados um a um. Por fim, os elementos são encaixados, muitas vezes este trabalho é feito á mão com tinta acrílica ou aquarela, depois é tudo digitalizado e montado no computador.

A colagem é uma arte acessível, não requer grandes habilidades e os materiais disponíveis são abundantes, “Existe hoje toda uma cultura de recortar, colar, montar. De misturar o passado com o presente. Uma maior aceitação para com o fragmentado. A gente pode ver os desdobramentos dessa cultura, até mais facilmente, em outras áreas como na música, com os remixes, e no cinema, com as intermináveis referências feitas a filmes do passado” , completa o artista.

 

Em suas páginas nas redes sociais você encontra outras obras de André Bergamin

http://www.facebook.com/bergamin.andre
http://andrebergamin.tumblr.com

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *