União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais - MISTURA URBANA

União Europeia proíbe venda de cosméticos testados em animais

Camundongos e ratos são usados ??em mais de metade de todos os testes em animais de laboratório realizados na UE.

A União Europeia proibiu a venda de cosméticos testados em animais desde segunda-feira, 11 de março. Está impedida também a importação e se aplica a todos os novos cosméticos e seus ingredientes vendidos na União Europeia, não importando o país onde o teste em animais tenha sido realizado. “Proibir a comercialização é uma mensagem clara sobre a importância atribuída pela Europa ao bem-estar dos animais”, afirmou Tonio Borg, comissário europeu de Saúde. A proibição foi aprovada pelo Parlamento Europeu em 2003 e desde 2009 que a proibição entrou em vigor, no entanto a importação permaneceu nesse período e a indústria de cosméticos foi autorizada a continuar os testes em animais para os mais complexos efeitos na saúde humana, tais como toxicidade, que pode levar ao câncer. Agora esses testes já estão sob a proibição também.

A Comissão Europeia afirma que a decisão foi tomada de encontro com a opinião dos cidadãos europeus de que o desenvolvimento de cosméticos não justifica experiências em animais e afirma que está trabalhando com a indústria para desenvolver mais alternativas à experimentação animal.  Empresas de cosméticos estão preocupadas que a proibição coloque a Europa em desvantagem competitiva no mercado global e ponha em risco a capacidade da indústria europeia de se inovar.

O grupo anti-vivissecção BUAV e a European Coalition to End Animal Experiments (ECEAE) passaram mais de 20 anos em campanha sobre a questão e tiveram celebridades como Paul McCartney, Morrissey e Sienna Miller como aliados para a sua causa. Eles parabenizaram a Comissão Europeia por colocar a proibição em vigor. Ainda existe uma pressão muito forte desses grupos para que a proibição se torne global pois muitos países ainda realizam testes em animais.

O Guia Vegano tem uma lista de produtos cosméticos vendidos aqui no Brasil e empresas que não testam em animais.

O site TodaEla fez uma matéria bem completa sobre cosméticos livres de ingredientes de origem animais e produzidos sem crueldade, com lista de ingredientes mais utilizados em empresas ” cruelty free”.

A PEA (Projeto Esperança Animal) tem uma lista de compras mais completa baseada em empresas que não testam em animais. NÃO é uma lista baseadas nas composições dos produtos.

O SAC Vegano entra em contato com empresas e verifica seu posicionamento sobre uso de animais em testes e compostos.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *