The Underground Library - Uma biblioteca pública gratuita no metrô de NY - MISTURA URBANA

The Underground Library – Uma biblioteca pública gratuita no metrô de NY


Max Pilwat, Tan Keri e Rodriguez Ferdi, três estudantes da Miami Ad School desenvolveram uma solução simples para ajudar as bibliotecas de Nova York, que vem perdendo público com a popularização da internet: uma biblioteca virtual gratuita no metrô da cidade, a Underground Library.

Com o acesso à internet disponível em quase qualquer lugar as pessoas são capazes de fazer pesquisas rápidas para aprender sobre qualquer assunto em seus smartphones, no entanto em grande parte da malha metroviária de Nova York o acesso à internet é deficiente. Em caráter experimental, ideia é aproveitar esse mesmo smatphone para atrair novamente os leitores, só que utilizando uma tecnologia de campo de curto alcance, a NFC (Near Field Communication), que permite transferir dados apenas aproximando o dispositivo do usuário de um sensor especial. Ao aproximar o smartphone do anúncio da ação nos vagões, os usuários poderão fazer download dos títulos disponíveis.

Será dada uma amostra de livro digital gratuito para ler durante a viagem, concluída a leitura dessa “amostra grátis” de 10 páginas, serão informadas as bibliotecas mais próximas onde os usuários poderão emprestar um livro e terminar sua história. A Biblioteca Pública de Nova York quer lembrar que presta um serviço gratuito e muito valioso, levando seus conteúdos para o metrô e transformando-os em algo divertido, dando aos nova-iorquinos algo produtivo para fazer durante as viagens.

Os criadores desta ideia são os alunos que não têm nenhuma afiliação com a Biblioteca Pública de Nova York ou qualquer outra biblioteca pública. O projeto é apenas um protótipo mas a ideia dos realizadores é convencer as autoridades da cidade a investir para tornar a Underground Library uma realidade.

Este vídeo explica como a campanha iria funcionar se fosse aprovada:

The Underground Library from Keri Tan on Vimeo.

Pesquisando sobre o assunto encontrei esse Tumblr: UNDERGROUND NEW YORK PUBLIC LIBRARY, que não tem relação com a Biblioteca Pública mas reúne fotos de leitores de livros tradicionais nos metrôs de Nova York. A ação também conta com um Twitter, @UNYPL, e uma página no Facebook, facebook.com/UndergroundNYPL.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *