Google São Paulo Street Art - MISTURA URBANA

Google São Paulo Street Art


Está no ar o Google São Paulo Street Art, com a curadoria do projeto Arte Fora do Museu! A galeria virtual inaugurada nesta quinta-feira já conta com mais de 180 obras de 36 artistas espalhadas pela cidade e inclui obras de alguns dos mais famosos e produtivos artistas urbanos como Mulheres Barbadas, Speto, Kobra, Zezão, Daniel Melim e Space Invader. O projeto também incluirá murais de artistas tradicionais como Tomie Ohtake, Di Cavalcanti e Claudio Tozzi.


O projeto Arte Fora do Museu pretende mapear na cidade de São Paulo as obras de arte que estão nas ruas, ao alcance de qualquer cidadão, mas que passam despercebidas por já fazerem parte da paisagem. Paredes, prédios e até canais de esgoto escondem trabalhos sofisticados e pouco reconhecidos no dia a dia. A capital paulista conta com pinturas, esculturas, construções arquitetônicas e grafites em espaços públicos, sem que seja preciso entrar em uma instituição ou pagar para apreciar cada uma dela. Mesmo com essa facilidade, muitas pessoas sequer sabem da existência destas peças. Como identificar o autor de um grafite somente pelos traços do artista? Sem um conhecimento prévio fica difícil reconhecer o autor de uma pintura, escultura ou peça arquitetônica. O Arte Fora do Museu faz este trabalho ao mapear algumas destas obras e dar uma sinopse detalhada junto do comentário de um especialista, transformando o site em uma visita guiada pela cidade. O conteúdo jornalístico de pesquisa e análise de cada item deste projeto compõem um material que ajuda o cidadão a (re)descobrir o lado artístico da cidade.

Graças ao projeto Google Art, desde o ano passado é possível apreciar as obras dos principais museus da cidade, como a Pinacoteca e o MAM, na internet através da mesma tecnologia aplicada no Street View e utilizada pelo site independente Street Art View, criado em 2011 por uma parceria entre Red Bull Brasil e a agência de publicidade Loducca, e reunia obras de Banksy, Os Gêmeos – várias delas em São Paulo – e Keith Haring, entre outros.

Para quem quiser saber como as obras foram escolhidas e conversar com os artistas e especialistas em arte de São Paulo envolvidos nesse lançamento, o líder de projetos do Google, Alessandro Germano, receberá o time criativo envolvido no projeto para um Hangout nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 17h, na página Google+ do Google Brasil.

Obras de todo o mundo também estão disponíveis na galeria: http://www.googleartproject.com

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *