Galeria de Arte Digital do SESI_SP apresenta: PLAY! - MISTURA URBANA

Galeria de Arte Digital do SESI_SP apresenta: PLAY!

No fim do ano passado, rolou no prédio da FIESP, na Avenida Paulista o SP URBAN FESTIVAL DIGITAL, que transformou o icônico prédio na maior galeria de arte digital à céu aberto da América Latina. O evento foi mais um dos responsáveis por inserir Sampa na rota mundial da cidades que integram arte digital ao seu tecido urbano.

A galera que passou por lá durante o mês de dezembro pode conferir o prédio da FIESP coberto com mais de 100 mil lâmpadas de LED que possibilitaram a transmissão de um espetáculo de projeções com artistas nacionais e internacionais e agora, todas essas lâmpadas vão voltar à ativa com a mostra PLAY!

A nova exposição da Galeria de Arte Digital do SESI será inspirada no universo dos videogames. A  PLAY! parte da ideia de que os jogos estão se tornando uma tendência cultural e se inserindo cada vez mais na vida urbana. E configura-se como a primeira mostra de game arte interativa e a céu aberto no Brasil.

A grande sacada desta mostra é que desta vez a Galeria de Arte Digital do SESI –  com a VERVE CULTURAL –  não somente irá exibir as obras digitais, como também abrirá  espaço também para a interação com o público.

De 25 de março à 7 de abril, serão transmitidas seis obras digitais de artistas contemporâneos, sendo três delas interativas e três visuais. Na prática, quem passar pela Avenida Paulista durante as noites deste período irá se deparar com vários traços da história dos videogames.

O Paulista Invaders, de Brasília, por exemplo, é inspirado no clássico Space Invaders, de 1978. Neste caso, o jogo vem com uma proposta de sustentabilidade onde as criaturas do espaço e as armas dão lugar aos carros e as bicicletas. Haverão, na Avenida Paulista, monitores do SESI que irão ensinar as pessoas a jogarem, via Ipad. Outro jogo é o LummoBlocks, que possibilita a interação dos participantes via sensor de movimento corporal. A obra criada em Barcelona é uma nova versão do lendário Tetris onde os movimentos dos jogadores são rastreados e os próprios viram peças do game. Ou seja, o edifício servirá como tela (de mais de 3 mil m²) para os participantes jogarem os games.

Os responsáveis pelas seis obras que divertirão a galera la na Paulista são Suzete Venturelli e equipe Midialab com o Paulista Invaders (interativo), Lummo da Espanha com LummoBlocks (interativo), Andrei Thomaz com Labirintos Invisíveis (interativo), Mark Essen dos Estados Unidos com Supercut (obra digital visual), Alberto Zanella (AEEEEEEE ZANIZZZZ!!!) com Pixels Deslocados (obra digital visual) e Les Liens Invisibles da Itália com The Game Is Over (obra digital visual).

 

Espera, tem mais!!

Vai rolar também gratuitamente um workshop de desenvolvimento de jogos para Android com o App Inventor nos dias 2 e 3 de abril das 10h às 13h. (No Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso ( av. Paulista, 1.313) Inscrições limitadas – 15 vagas – pelo telefone: (11) 3146-7383)

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

25 de março à 7 de abril

20h às 22h – Obras interativas, alterando em 10 minutos cada
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos Invisíveis – Andrei Thomaz

22h às 6h – Todas as obras em vídeo (loop)
Supercut – Mark Essen
The Game is Over –  Les  Liens Invisibles
Alberto Zanella – Pixels Deslocados
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos invisíveis – Andrei Thomaz

Idealização: Verve Cultural – www.facebook.com/vervecultural
Realização: SESI-SP
Produção Executiva: Verve Cultural
Curadoria: Marília Pasculli e Tanya Toft

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *