Eu coleciono ruivos :: série fotográfica - MISTURA URBANA

Eu coleciono ruivos :: série fotográfica

I collect gingers” é um projeto sobre identidade, preconceito e classificação racial, segregação e elitismo que explora as histórias pessoais da fotógrafa Anthea Pokroy.

Anthea começou a colecionar os ruivos (vulgo gingers) em agosto de 2010. Sendo uma ruivinha também, o que inicialmente a fez se interessar pelo projeto foi a beleza e a paleta de cores um tanto romântica de quem tem essa cor de cabelo e tom de pele.

Descendente de judeus e sul africanos, ela conta que as histórias culturais de seus antepassados são repletas de perseguição, ostracismo e genocídio, baseados em aparência, raça e religião. Na Alemanha nazista, Hitler procurou criar uma raça pura, e para fazê-lo precisava erradicar o que ele considerava como sub-raça – os judeus, homossexuais, etc.

Já na África do Sul, a segregação genética foi legalmente formalizada com o Ato de Imoralidade e Proibição de Casamentos Mistos da África do Sul. Classificação e segregação, ambos em termos de exclusividade/elitismo e ostracismo/discriminação, por causa da cor da pele, religião, ou outras distinções superficiais (por que não também a cor do cabelo?) ainda são noções proeminentes na atual sociedade da África do Sul e no resto do continente.

Anthea quer, com este trabalho, usar os lindos gingers como um símbolo tanto do oprimido como do opressor e até o momento ela tem mais de 200 ruivos.

Separei alguns aqui, mas vale a pena um pulo no site oficial dela.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *