FLIPOÇOS 2013: Encontro "Arte da Periferia" com rappers, escritores e poetas - MISTURA URBANA

FLIPOÇOS 2013: Encontro “Arte da Periferia” com rappers, escritores e poetas

A 8ª. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços acontecem de 27 de abril a 5 de maio no Espaço Cultural da Urca.

Entre os convidados da edição de 2013, estão o escritor Marcelino Freire, o rapper RAPadura, o escritor e ativista cultural Toni C, o rapper Renan Inquérito, a escritora Elizandra Souza, a cantora e poeta Lívia Cruz e a escritora e presidente da Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop, Lunna Rabetti.

Pelo terceiro ano consecutivo o Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas – abrigará o Encontro “Arte da Periferia”, com palestras e atividades envolvendo o hip-hop, literatura e artes visuais, no dia 30 de abril. O hip-hop reúne expressões oriundas das periferias, e seja por meio da dança, das artes plásticas ou da literatura, atrai o público, conquista e seduz por apresentar uma linguagem nova. Do encontro participarão escritores e protagonistas da cultura feita nas periferias do Brasil. A entrada será franca.

“Quando o hip-hop e a periferia encontram a literatura” é a primeira roda de conversa, trazendo como convidados o escritor Marcelino Freire, o rapper RAPadura, que mescla poesia, regionalismo nordestino e hip-hop em seu trabalho, além do escritor e ativista cultural Toni C., autor do romance O Hip-Hop Está Morto!. A mesa será mediada pelo rapper, poeta e geógrafo Renan Inquérito.

“A poesia feminina na literatura da periferia” é o tema da segunda mesa, com a participação de Elizandra Souza, que lançou recentemente o livro Águas da Cabaça, além da escritora e presidente da Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop (FNMH²), Lunna Rabetti, participante do projeto Perifeminas, um livro coletivo feito por 60 mulheres ligadas ao hip-hop em todo país. A terceira convidada é a cantora e poeta Lívia Cruz, autora do videoclipe “Não foi em vão”, inspirado em uma poesia de Elizandra Souza para debater a violência contra as mulheres.

A mediação será da jornalista e escritora Jéssica Balbino, que ajuda na curadoria e explica como surgiu a ideia: “A cultura hip-hop é uma crescente no país, assim como os escritores que pesquisam, falam, poetizam e reportam a cultura em sua totalidade, além de outros temas, também ligados ao hip-hop como periferia, crítica social, etc.
Os escritores da nova Literatura marginal tomaram a cena e começaram a ganhar as livrarias, as vitrines, as vendas, os saraus e os eventos literários. O Flipoços sempre deu espaço a esta literatura, até por reconhecer a importância dela para a cena brasileira
”.

Serviço
Encontro Arte da Periferia
Quando: 30 de abril às 14h
Onde: Teatro da Urca – Poços de Caldas – MG
Convidados: Marcelino Freire, RAPadura e Toni C.
Mediação: Renan Inquérito
Mesa “A poesia feminina na literatura da periferia”
Quando: 30 de abril às 16h
Onde: Teatro da Urca
Convidados: Elizandra Souza, Lunna Rabetti e Lívia Cruz.

SOBRE O FLIPOÇOS

A visitação é gratuita e aberta ao público de 27 de abril a 04 de maio. Ingressos gratuitos a partir de 18 de março. Informações na GSC Eventos (Ed. Manhattan, R. Prefeito Chagas, 305 sala 308 – Centro). O patrocínio é do Ministério da Cultura, Grupo DME e Mineração Curimbaba. Apoio cultural: Votorantim Metais, Cerâmica Togni e Auto Omnibus Circullare Poços de Caldas Ltda.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *