Sai o primeiro teaser do documentário SOUTH AMERICAN CHOLO - MISTURA URBANA

Sai o primeiro teaser do documentário SOUTH AMERICAN CHOLO

Originalmente, CHOLO é um insulto étnico  e refere-se a pessoas de ascendência mista. O uso preciso de “cholo” tem variado muito em diferentes épocas e lugares. No uso moderno, nos Estados Unidos, o termo “cholo” geralmente indica uma pessoa de ascendência mexicana ou mexicano-americano e faz associação com movimentos de jovens americanos como a subcultura “lowrider”, ou cena de hip hop em geral. A palavra é por vezes associada a cultura de gangues do México e da América Central, especialmente na mídia popular, mas a origem e história do uso moderno é um pouco complexo.

Apesar de, ou quem sabe até por causa de, sua longa história, o termo Cholo acabou se tornando um símbolo de orgulho no contexto dos movimentos de poder étnico dos anos 1960.

Engana-se quem acha que os cholos são exclusivos da América do Norte. A moda e tendências por trás da subcultura chicana encontra-se nas mais diferentes partes do mundo, uma delas inclusive no leste da Ásia.

O Brasil também não fica de fora e você pode conferir em primeira mão o teaser do documentário “South American Cholo”, que examina a cultura chicana de São Paulo.

O filme apresenta entrevistas com personalidades e ícones importantes, como  Estevan Oriol, Duel, Luiz Gordo e Alemão, levando o espectador para o universo dos lowriders, tatuagens, da religião e da moda.

O documentário também explora a paixão destes personagens pela cultura chicana e como vêem semelhanças entre eles e aqueles que vivem a vida no leste de Los Angeles.

Apesar das associações violentas com a cultura de gangues, South American Cholo apresenta questões mais importantes e profundas. O que significa ser verdadeiramente um cholo e ainda preservar uma identidade brasileira.

Director: Phuong-Cac Nguyen
Cinematography: Rodrigo Fonseca
Fotography: Adalberto Rossette
Consultant: William Baglione / Society Under Construction

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *