A cultura por trás das maquiagens do Dia De Los Muertos - MISTURA URBANA

A cultura por trás das maquiagens do Dia De Los Muertos

Parece que nem todos no mundo vêem a morte como algo ruim. No México é assim que funciona à partir do dia 31 de outubro quando em muitos países é celebrado o famoso Dia das Bruxas.

No caso dos chicanos neste dia é que começam as festividades que terminam no dia 02 de novembro, dia de finados. Lá eles fazem festa para celebrar e homenagear aqueles que já se foram.

Essa tradição se espalha por diversos países da América Central, como na Guatemala por exemplo, e também nas enormes comunidades mexicanas dentro dos Estados Unidos.

As pessoas se fantasiam, saem as ruas e celebram a deusa Mictecacíhuatl, conhecida como Dama de la Muerte e hoje simbolizada através de La Catrina, personagem do ilustrador José Guadalupe Posada e que já ganhou diversas versões diferentes por aí.

Atualmente o maior símbolo de toda essa festa e cultura latina, considerada inclusive Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, são o que chamamos por aqui de Caveiras Mexicanas.

Hoje essa manifestação cultural já ganhou o mundo e vemos muito por aí as tais caveiras tatuadas nas peles das pessoas, não contando sua história ou origem, mas sim como uma linda forma de manifestação artística.

As caveiras mexicanas e sua icônica (hoje) La Cratina, na verdade são uma sátira dos antigos povos latinos para a “invasão” européia com toda a sua riqueza por lá. Eles satirizavam não só os crânios, os maquiando, mas também os corpos com vestes pomposas e diversos tipos de adornos como pulseiras e colares.

Dêem uma olhada nas maquiagens que são feitas em comemoração ao Dia De Los Muertos no México. Sem dúvida que algumas dessas La Catrina’s fazem pensar que talvez a morte não seja tão ruim assim…

Comments

comments

1 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Ótimas dicas. Parabéns e obrigado

    Dan Rocha / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *