21 Balançoires/ 21 Balanços, um exercício de cooperação musical - MISTURA URBANA

21 Balançoires/ 21 Balanços, um exercício de cooperação musical

texto enviado por Ana Priscila Affonso

Há momentos em que é melhor fazer as coisas com outras pessoas do que sozinho. Essa é a ideia da intervenção urbana instalada em uma das mais movimentadas avenidas da cidade de Montreal, no Canadá, onde foram trocados os tradicionais bancos nos pontos de ônibus pela instalação artística chamada de “21 Balançoires”: são 21 balanços, emitindo diferentes sons.

O projeto foi criado recentemente pelo coletivo canadense de design ‘Daily Tous Les Jours’, junto com o Professor Luc-Alain Girardeau e Faculdade Université du Québec à Montréal Scienceé. Conhecido por sua grande variedade de instalações interativas públicas, o coletivo de design se inspirou na sonoridade para compor os balanços, sim, são balanços como aqueles de parques infantis. Foram espalhados pela cidade, onde cada balanço tem um som pré-gravado de um xilofone, piano e outros instrumentos que em uso desenvolvem notas musicais. Ou seja, se os 21 balanços estiverem em movimento, surgem melodias e harmonias mais complexas.

Os balanços são fruto da parceria com os também designers Mouna Andraos e Melissa Mongiat que exploraram o conceito de cooperação, que surge quando o comportamento de cada indivíduo depende das decisões do resto do grupo: é um jogo onde, desde o início, precisa se ajustar as ações dos outros.

O resultado é uma ação coletiva que estimula e reúne pessoas e no vídeo abaixo você pode conferir o impacto dessa ação no o dia a dia .


21 Balançoires (21 Swings) from Daily Tous Les Jours on Vimeo.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *