Natal e Réveillon Veg - Experimente! - MISTURA URBANA

Natal e Réveillon Veg – Experimente!

Festas de final de ano para quem não come carne é sempre complicado. Nem todos tem uma familia que entende, quiçá participa de seu vegetarianismo ou sabe cozinhar comida vegetariana. Não que seja difícil, só não é muito comum porque já estamos acostumados com a carne como prato principal. E também nos acompanhamentos, quando vai ver tem carne seca no arroz, presunto na salada e o abacaxi é só pra decorar o tender…

A cozinha vegetariana não é um bicho de sete cabeças. A princípio são muitos ingredientes novos então não dá pra se manter na zona de conforto, é necessário um pouco de espírito aventureiro para provar novos temperos, texturas e ingredientes. Também não é uma novidade assim tão surreal, é fácil adaptar pratos clássicos fazendo substituições. Vale ressaltar que ao fazer essas adaptações o prato muitas vezes perde aquele sabor característico que é proporcionado pela carne, é importante estar preparado para essa diferença e não alimentar expectativas de que vá ficar tudo igualzinho. Costumo dizer que é um processo de “libertação” do sabor carne. Sobre valores, se não forem utilizados ingredientes importados ou raros, facilmente um prato vegetariano fica quase 50% mais barato (ou mais até) que o mesmo prato na versão original, com carne.

Pra quem não quer passar a ceia de Natal e Ano Novo comendo alface, reuni uma lista dos meus sites preferidos de receitas e compartilho abaixo. São receitas tanto veganas (sem nenhum produto de origem animal) como vegetarianas (pode conter leite e derivados e ovos). Vale a pena testar as receitas e surpreender a família e amigos com um prato delicioso, colocando abaixo o preconceito de que comida vegetariana é ruim e sem graça.

Receitas Vegetarianas – Mais democrático, esse site reúne desde entradas, saladas e acompanhamentos a pratos para festas, churrasco e sobremesas. Receitas ilustradas com fotos caprichadas, com indicações precisas sobre tempo de preparo, rendimento e informação nutricional, além de informações extras sobre a história dos ingredientes e até como escolher na hora da compra. Em cada receita também são indicadas receitas de outros pratos, sobremesas e bebidas para completar a refeição com harmonia. Uma aula! Bom não apenas para vegetarianos, diabéticos ou pessoas em dieta também se beneficiam da riqueza dos detalhes nas receitas.

Cantinho Vegetariano – Este site tem uma página exclusiva de receitas para festas de final de ano. São pratos principais, acompanhamentos, farofas, pães, sobremesas… Tudo ilustrado com fotos absurdamente tentadoras. Os pratos são adaptados da cozinha tradicional. Além da página especial de receitas para festa o site contém muitas outras informações importantes sobre nutrição vegetariana, artigos, notícias, entre outros conteúdos relacionados ao vegetarianismo. Também tem receita de panetone vegano!

Brasil Nut  – Este blog de reveitas veganas é de dar água na boca. As receitas são criativas e todos os posts são ilustrados com fotos dos pratos. Uma coluna lateral categorias facilitam a busca por receitas para refeições e ingredientes específicos. Muitos ingredientes não são fáceis de encontrar mas nada que um passeio na Zona Cerealista ou Liberdade não resolvam (pra quem for de SP). Ideal para quem já tem alguma experiência na cozinha e com sabores orientais, como a cozinha tailandesa e indiana. Tem até receita de sashimi vegano!

Receitas Veganas – Como o nome indica, este blog contempla receitas exclusivamente veganas. Ideal para quem não arrisca muito, são pratos tradicionais adaptados, já testados e muito fáceis de fazer. Os posts são ilustrados.

Veg Chica – Sobremesas, cupcakes e outras guloseimas veganas. Excelente pra quem curte fazer pratos doces.

Vegetarianismo – Receitas de todos os tipos separadas por ordem alfabética. São MUITAS receitas, ideal para encontrar refeições do dia a dia mas cheio de ideias legais para ocasiões especiais.  O site também conta com uma grande quantidade de informação sobre vegetarianismo, vale a pena para quem deseja se informar sobre o assunto.

All Recipes – Um site de receitas com quase duas mil receitas vegetarianas testadas e avaliadas. Informações sobre o grau de dificuldade e tempo de preparo facilitam a vida de quem dá os primeiros passos na cozinha. A maioria das receitas são ilustradas com fotos enviadas por quem desenvolveu o prato. Criativo e colaborativo.

Receitas de Natal – Receita de panetone vegetariano, com leite e manteiga.

Vista-se – Site sobre veganismo e proteção animal, disponibiliza um livro de receitas especiais para festas de final de ano para download. Além dessas receitas o site disponibiliza outro livro com as 30 Melhores Receitas já publicadas lá. Tudo de graça e com muita informação sobre ativismo veg.

Espero ter contribuído para um final de ano mais gostoso para vegetarianos e não vegetarianos. Lembrando que vegetarianismo não envolve apenas a alimentação, é um modo de vida que influencia todas as nossas escolhas. Não é só em época de festas e não é só o que se come, também é o que se veste, como se presenteia, com o que se presenteia, a  forma como se relaciona com o próximo, sendo ele humano ou de outras espécies. Procuro não ser radical porque o importante, ao meu ver, são os pequenos detalhes e as pequenas mudanças que acontecem todos os dias, uma de cada vez, por um mundo melhor. Cada um tem o seu jeito e seus valores e é preciso respeitar. ;)

*Para saber mais sobre como substituir a carne nos pratos, recomendo esse texto de Nutrição Vegetariana do AndaNews, por George Guimarães: “O que eu coloco no lugar da carne?”

*Se você for apenas cozinhar para algum parente ou amigo, certifique-se sobre a sua dieta, se é vegetariana ou vegana. E parabéns pelo carinho! s2

IMPORTANTE! Se alguém souber de outros sites de receitas vegetarianas ou de eventos relacionados ao tema, só compartilhar nos comentários!

 

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *