Hoje tem espetáculo? Tem, sim, senhor! - MISTURA URBANA

Hoje tem espetáculo? Tem, sim, senhor!

Nem a televisão você estuda sem passar pelo circo, nem o teatro, nem a música, nem o disco. Então o circo é parte importante da história das artes e parte importante da história do país." - Verônica Tamaoki, curadora da exposição Hoje tem Espetáculo, fundadora e coordenadora do Centro de Memória do Circo.

A cena cultural de São Paulo fica mais rica com uma mostra permanente sobre a história do circo no Brasil – “Hoje tem espetáculo”, na Galeria Olido, resultado de uma pesquisa do Centro de Memória do Circo, “que está apenas começando”, garante Verônica Tamaoki, curadora da mostra. Uma viagem ao mundo da fantasia circense para toda a família e amantes das artes através de fotos, vídeos, figurino, maquetes, instrumentos musicais e material gráfico.

A exposição está dividida em alas e funciona como uma linha do tempo, contando a história do circo desde sua chegada com as famílias circenses européias no século XIX, que viajavam através do país em seus circos de lona, chamados pelo povo de Circo de Cavalinhos (um atestado da importância desses animais no espetáculo à época). Acompanhando a evolução do circo no Brasil, a mostra também abrange o Circo-Teatro, o Circo de Variedades e a difusão do Circo Escola, escolas de circo responsáveis pelo surgimento do Circo Novo e do Circo Social, entre outros modelos de circo.

No térreo encontra-se o núcleo Artes do Circo que destaca as maquetes do mestre Maranhão, artesão pernambucano que fugiu com um circo que passava por sua cidade na época da Segunda Guerra e desde então aprendeu os ofícios e as artes do circo com artistas de todo o mundo. Na sobreloja há uma Área de Convivência para palestras, eventos e debates e a Área Expositiva, com o núcleo Destaques que apresenta os artistas – muitos deles reconhecidos pelo público até os dias de hoje por também estrelarem no cinema e na televisão, como Oscarito e Grande Otelo. Há também o núcleo Saberes do Circo, uma grande maquete que mostra os processos da arquitetura nômade do circo, cenário gastronomia, transporte e artes gráficas do circo. Circos em atividade também tem espaço na mostra.

* as imagens do destaque foram extraídas dessa matéria sobre a mostra no Metrópolis, da TV Cultura:

‘Hoje tem espetáculo’

Centro de Memória do Circo – Galeria Olido

Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo – SP

De segunda a sexta: das 10h às 20h

Sábados, domingos e feriados: das 13h às 20h – Não abre às terças

Entrada franca

Tel: 11 3397-0177

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *