Calçado, a peça chave - MISTURA URBANA

Calçado, a peça chave

 

texto por Eduardo Salles Pimenta Filho

O calçado é um acessório de vestuário, que complementa a roupa. Foi criado no período da Pedra Lascada, 10.000 a.C., visando proteger os pés do calor e do frio, sendo feito dos mais diversos tipos de materiais.

Indo além desse aspecto histórico da criação do calçado, é um acessório fundamental de um vestuário, já que complementa toda a vestimenta a ponto de se tornar a peça chave para considerar que alguém está bem vestido. Perceba que quando se veste uma roupa em que a combinação ficou boa, as peças são bonitas, com cortes e design bonitos, mas se usa um calçado velho, feio ou simples (no sentido de qualidade de fabricação, e não por causa da marca), acaba comprometendo todo o vestuário.

Ocorre também quando não se está muito convicto da opção feita, da combinação das peças de roupa, mas veste um calçado com design, cor, estilo bonito, assim, melhorando toda a vestimenta que anteriormente estava “sem graça”. Se trata de um acessório de vestuário que pode melhorar uma vestimenta ruim ou piorar uma vestimenta boa, tal a importância do calçado no “look”. Por meio do calçado pode-se analisar a personalidade de um indivíduo, podendo expressar zelo, detalhismo, conservadorismo e modernismo.

Vale mencionar que o sapato, o calçado clássico, é sempre uma peça elegante quando se combina com a vestimenta, podendo ser usado em situações formais (o que normalmente é feito), ou informais (ao usar sem meia combinando com uma bermuda bem postada; ou com calça jeans bem postada (sem que a barra fique acumulada no tornozelo)), situação mais incomum no Brasil.

Com toda essa influência do calçado na vestimenta e na expressão do comportamento humano, seria injusto classificá-lo de acessório, já que é uma peça influente e fundamental de uma vestimenta.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *