O Retorno da Calça Cropped - MISTURA URBANA

O Retorno da Calça Cropped

texto por Eduardo Salles Pimenta Filho

A palavra “Cropped” é de origem inglesa e significa “cortada; encurtada”, essa calça foi moda nos anos 80, retornando para a moda atualmente. Essa peça de roupa, dependendo da forma que se usa, expõe no máximo uma parte da canela, mas o destaque principal desse tipo de calça é ressaltar o tornozelo e o calçado, em decorrência da barra da calça ser um pouco mais alta que as barras de calças convencionais.

 

Para usar a calça Cropped com estilo exige-se atenção quanto ao tipo de barra, calçados e meias. Calça cropped jeans, ou jeans preto é sempre uma boa escolha, juntamente com um tênis, podendo ser de cano baixo ou médio alto, com sapato ou com uma bota de cano curto/médio (“botinha”). No caso do tênis com cano baixo, deve se usar no máximo uma meia soquete, em alguns casos sem meia fica melhor; no caso do sapato, opte por meia que faça contraste com o sapato, mas que tenha o tom da calça (se você tiver personalidade forte, pode utilizar uma combinação bem alternativa, em que a cor da meia seja diferente do sapato e da calça), ou sem meia, já que a ideia é destacar o tornozelo em conjunto com o sapato (prefiro sapatos sem cadarço, mas fica a critério de quem usa); e no caso da “botinha” use normal, com qualquer tipo de meia, já que neste caso o que será destacado é o design do calçado.

É importante lembrar que é uma calça que fica mais elegante e apropriada sendo mais justa, ficando bem postada no corpo. Outra forma que se utiliza o estilo da calça cropped é dobrando a barra de uma calça com o comprimento convencional, forma mais comum de ser usado atualmente.

A calça Cropped adveio da Calça Capri, também conhecida como Calça Pescador, e foi inventada pela estilista prussiana Sonja de Lennart em 1948, ficando famosa nos anos 50 e 60 por causa do seriado estadunidense “The Dick Van Dyke Show”, em que a personagem Laura Petrie (interpretada pela atriz Marie Tyler Moore), era uma jovem esposa que usava a peça de roupa, assim influenciando a moda feminina na época. O nome “Capri” veio do nome da ilha italiana, Ilha de Capri, onde a peça ficou famosa por homens que também passaram a aderir a moda com barras mais curtas. A diferença prática entre a Calça Cropped e a Calça Capri é onde se localiza a barra da calça, enquanto a Calça Cropped é um pouco acima do tornozelo (aparecendo no máximo um pouco da canela próximo do tornozelo, a Calça Capri é um pouco abaixo do joelho , (conforme o tenista Rafael Nadal usava).

O interessante desse modelo de calça é a versatilidade quanto aos perfis que podem usar, independente da altura, do corpo, só depende que a pessoa saiba combinar para otimizar com a estatura.

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *