GIRLS ROCK CAMP BRASIL - MISTURA URBANA

GIRLS ROCK CAMP BRASIL

Conhece alguma garota de 7 a 17 anos que goste de rock? Aproveite: ainda estão abertas as inscrições para o Girls Rock Camp Brasil!

Acampamento Diurno de Férias com Vivências Musicais Exclusivo para Meninas

Inédito na América do Sul, o projeto Girls Rock Camp chega ao Brasil em janeiro de 2013, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Criado nos Estados Unidos, o Girls Rock Camp é um acampamento diurno de férias com vivências musicais voltado para meninas. O projeto tem como foco principal promover a autoestima, fortalecer os laços de solidariedade e incentivar o protagonismo infanto-juvenil feminino através da música. Com data marcada para os dias 14 a 19 de janeiro, os preparativos para o acampamento já começaram. Em sua primeira etapa, foram recebidas cerca de 80 inscrições de voluntárias, de todas as regiões do país. Agora, estão abertas as inscrições para campistas: meninas de 7 a 17 anos interessadas em viver uma experiência que é para toda a vida.
Durante uma semana, nos períodos da manhã e da tarde, as meninas aprendem a tocar instrumentos, formam conjuntos musicais, criam composições próprias e, no encerramento, realizam uma apresentação, ao vivo, para familiares, amigos(as) e para toda a comunidade do acampamento. Além disso, elas participam de diversas atividades de socialização, de fortalecimento da autoestima, desinibição e trabalho em grupo, como workshops sobre história das mulheres, silkscreen, artes, fanzines. De maneira simplificada, são ensinadas noções básicas de instrumentos, composição musical e trabalho em grupo, sem exigências de virtuosismo ou técnica, mas buscando promover a colaboração e a solidariedade entre elas.

O objetivo da atividade não é formar musicistas, mas despertar nas campistas um novo olhar para si mesmas, a partir da conscientização do “poder fazer” e da desmistificação do que pode ser considerado intransponível, preparando, de maneira lúdica, o enfrentamento das muitas questões encontradas pelas mulheres na sociedade, almejando assim a formação de cidadãs críticas e conscientes de suas potencialidades.

O acampamento

O Girls Rock Camp é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e sem vínculo governamental, formada por mulheres envolvidas com música e movimentos sociais. O projeto foi idealizado por Flávia dos Santos, socióloga, musicista desde os 13 anos e militante feminista, a partir de sua experiência pessoal como instrutora de guitarra no “Rock n’ Roll Camp for Girls” da cidade de Portland (EUA), em 2005, e de sua atuação no Brasil com o projeto social “Oficina de Guitarra para Meninas”, realizada desde 2005. Trabalham no acampamento somente instrutoras mulheres, com o objetivo de criar para as meninas um ambiente de referencial positivo de musicistas.

Atualmente, países como Canadá, Inglaterra, Alemanha e Itália realizam acampamentos do tipo, todos baseados no modelo original, pautado pela missão de empoderar garotas através da música. “Acreditamos que tocar um instrumento e compor músicas têm o poder de formar para a cidadania, de maneira consciente e criativa, e gerar um novo olhar para a realidade, influenciando na tomada de decisões na juventude e, consequentemente, na vida adulta”, afirma Flávia.

No Brasil, a primeira edição do acampamento envolve o trabalho direto e indireto de cerca de 50 pessoas. O evento acontece entre os dias 14 e 19 de janeiro de 2013, na cidade de Sorocaba, em São Paulo. As inscrições para campistas estão abertas pelo site oficial (www.girlsrockcampbrasil.org) até o dia 14 de dezembro. São oferecidas 60 vagas para meninas. O valor total da inscrição é de R$ 150,00, com todos os gastos inclusos, exceto o transporte até o local (o custo é de R$ 25,00 por dia de atividade). Serão oferecidas dez bolsas totalmente gratuitas. O projeto também está recebendo doações em dinheiro. Para contribuir, acesse o site oficial do Girls Rock Camp Brasil.

Mais informações na página oficial do Girls Rock Camp no Facebook: facebook.com/girlsrockcampbrasil

Site oficial: girlsrockcampbrasil.org

 

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *