As conquistas de Skateistan - MISTURA URBANA

As conquistas de Skateistan

Skateistan é um projeto bem legal que ensina crianças e adolescentes trabalhadoras das ruas de Cabul, no Afeganistão, a revolucionarem suas mentes através do skate. Esse projeto, que agora é uma ONG, já foi abordado aqui no Mistura Urbana e desde a publicação muita coisa legal já rolou.

Pra começar, hoje o skateboarding é o esporte que mais cresce no Afeganistão e graças as doações que receberam de voluntários, da Embaixada da Dinamarca no país e do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o projeto se estendeu ao Camboja e ao Paquistão. Hoje Skateistan atende ao todo 400 crianças por semana sendo 40% garotas.

A procura por uma vaga em Skateistan não para e é orgânica movida principalmente pela curiosidade de aprender a andar de skate. Além do esporte, todos recebem aulas de liderança, responsabilidade civil, Workshops de multimídia e arte criativa. As crianças refugiadas passam também por um programa de reintegração á escola.

Independente dos conflitos culturais no Oriente Médio as alunos são encorajados a conviverem com as diferenças étnicas, religiosas e sociais. A lição primordial é aprenderem a pensar por si mesmos, se dedicarem naquilo que amam e fazerem o que acreditam ser possível. Levando em consideração que o projeto só atende crianças de 5 a 18 anos, tal visão promete refletir no desenvolvimento social desses 3 países.

Assista o documentário de 9 min gravado pelo cineasta inglês Orlando Von Einsiedel, uma versão mais longa está em exibição na Alemanha. Abaixo confira o  vídeo recém-lançado sobre a turma só para garotas.

Turma só para garotas

 

 


Site / Canal no Youtube / Facebook

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *