8ª edição de Festival de Cinema Independente do MuBE - MISTURA URBANA

8ª edição de Festival de Cinema Independente do MuBE

Nos próximos dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Museu Brasileiro da Escultura realiza o 8º Cine MuBE Vitrine Independente, festival que revela e premia novos talentos do cinema nacional e o único em formato semestral do país. Durante o festival, será montado um estande para trocas de filmes (sábado 8), haverá um espaço de interação para todas as idade com apoio da Lego (sábado 8) e será oferecido um workshop gratuito de Trilha Sonora com o músico André Moraes (sexta 7).

Na sexta-feira, dia 7, serão exibidos os médias-metragens em competição e no sábado, dia 8, os curtas – ao final das exibições, serão revelados os vencedores e acontecerá o evento de premiação. A entrada é gratuita.

Nesta edição, a qualidade média dos inscritos surpreendeu, com títulos vindos de todas as regiões do Brasil e presença de Estados até então inéditos, como Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Paraíba. E com o crescente número de candidatos de outros países, optou-se por criar uma nova categoria nesta edição, a de melhor filme estrangeiro pelo voto do público. Além desta, serão premiados o melhor curta pelo júri, melhor curta pelo voto popular, melhor média pelo júri, melhor média pelo voto popular, melhor diretor curta, melhor diretor média, melhor atriz, melhor ator, melhor roteiro curta, melhor roteiro média, menção especial curta e menção especial média.

No encerramento, serão exibidos fora de competição os curtas “O Fim do Filme”, de André Dib, e “Ashes”, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, fruto da parceria com as câmeras Lomo.

Feira Cine MuBE de Trocas
Nesta edição, o Cine MuBE Vitrine Independente realizará também a 1ª Feira Cine MuBE de Trocas. A intenção é proporcionar ao público um espaço para compartilhar não só seus filmes, mas também ideias e dicas sobre cinema. Para participar basta levar DVDs ou Blu-rays e trocar por outro da mesma categoria (usado por usado, importado por importado, Blu-ray por Blu-ray etc). Importante ressaltar que entram nas trocas apenas filmes originais.

Workshop de Trilha Sonora com André Moraes
André Moraes tem uma pegada jovem, é roqueiro, é curta-metragista (seu “MPB: A História que o Brasil não Conhece” levou o prêmio do público na 7ª edição do Cine MuBE) e também assinou importantes trilhas sonoras do recente cinema brasileiro, entre elas: “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), de Guel Arraes; “Meu Tio Matou um Cara” (2004), de Jorge Furtado; “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007), de Moacyr Góes; “Muita Calma Nessa Hora” (2010), de Felipe Joffily; e “Assalto ao Banco Central” (2011), de Marcos Paulo. Ele ministrará um workshop intensivo e gratuito sobre trilha sonora sexta-feira, dia 7 de dezembro, das 14h às 17h.

Conjunto de Obra / Retrospectiva de Curtas: Gregorio Graziosi
Como é feito desde a quinta edição, o Cine MuBE Vitrine Independente abre sua programação no dia 6 com a exibição da obra de um talentoso curta-metragista que ainda não migrou ou está às vésperas de migrar para o longa-metragem. Nesta edição, o cineasta em destaque será Gregorio Graziosi, que com seu trabalho já tem expressiva circulação por festivais internacionais, como Cannes, Locarno e Clermont-Ferrand. Sua obra é de poucos diálogos e fortes composições visuais, curtas que ressaltam o enquadramento e a luz, cor e espaço como elementos dramáticos que exploram todas as lacunas deixadas livres pela ausência da palavra. A imagem, como essência do cinema, é a narrativa e o narrador na obra de Graziosi. Serão exibidos: “Masturbação” (2005); “Saba” (2006); “Saltos” (2008); “Phiro” (2008); “Mira” (2009); e o mais recente “Monumento” (2012), que explora as formas esculturais do Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret. Quinta dia 06/12, às 20h.
Sobre o Festival de Cinema

O Cine MuBE Vitrine Independente é um festival de cinema que preza pela pluralidade, sem tema definido. O júri especializado e o público elegem os filmes favoritos. Os ganhadores da competição são premiados com equipamentos, cursos na área e viagens.

8º Cine MuBE Vitrine Independente
Ficha Técnica

Realização: Museu Brasileiro da Escultura
Direção e Coordenação Geral: Renata de Azevedo Silva
Curadoria e Programação: Christian Petermann
Conteúdo: Felippe Canale, Anna Zêpa
Produção: Amanda Rodolpho, Anna Zêpa, Karen Alcantarilla, Renato Sass e Vitor Souza
Colaboração: Bruna Bernacchio, Cassia dos Anjos, Graziela Martine e Naninha Borges

Comunicação Visual: Dona Baronesa

Troféu: Eduardo Werneck

MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Sala de exibição: 230 lugares
Avenida Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo/SP
Entrada gratuita
www.cinemubevitrine.com
Acessibilidade para portadores de deficiência física.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *