Artista cria coletivo de graffiti com idosos - MISTURA URBANA

Artista cria coletivo de graffiti com idosos

V.Jalava é uma grafiteira e educadora finlandesa de 37 anos, que faz intervenções urbanas em prol da comunidade e meio ambiente. Um dos seus projetos é um coletivo composto só por idosos acima de 65 anos chamado K65. Todos aprenderam com ela sobre técnicas de pintura em spray, estêncil e todo o conceito por trás do grafite, e sim, eles realizam intervenções pelas ruas de Helsinque!

A ideia surgiu de uma reflexão sobre o cenário artístico atual, com oportunidades limitadas somente aos jovens, e em defesa da tese de que todos deveriam ter acesso as mesmas oportunidades pensou: “por que não oferecer aos idosos também?”. V.Jalava acredita que os idosos não são preconceituosos nem chatos, mas abertos a novos conhecimentos e através desse projeto a artista consegue promover uma interlocução entre as gerações, definindo ações que exigem que idosos e jovens interessados em grafite trabalhem juntos.

A incitava rendeu ao K65 duas interessantes intervenções: uma no Pori Art Museum onde um grupo de senhoras grafitaram, na parte externa do museu, uma cabine de distribuição elétrica, e a criação de um painel no centro de Helsinque como parte do programa “Capital Mundial do Design Helsinque 2012”, um projeto que durante esse ano irá explorar maneiras de melhorar a capital da Finlândia por meio do design.











Site / Facebook

Comments

comments

3 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. […] um coletivo composto só por idosos acima de 65 anos chamado K65. Todos aprenderam com ela sobre técnicas de pintura em spray, estêncil e todo o conceito por trás do grafite, e sim, eles realizam […]

  2. […] ?  http://misturaurbana.com/2012/10/artista-cria-coletivo-de-grafite-com-idosos/ […]

  3. […] continuar esse amor por senhores e senhoras da terceira idade arrasando na vida e na arte, clique AQUI para ler sobre o coletivo de graffiti da terceira idade, AQUI pra ler sobre a vovó e seu galo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *