Aviões da Segunda Guerra Mundial viram arte - MISTURA URBANA

Aviões da Segunda Guerra Mundial viram arte

Concebido em 2010 por Eric Firestone e organizado com o curador Carlo McCormick, o Projeto Bone Yard ressuscita aviões americanos da Segunda Guerra Mundial em desuso através da criação de intervenções de artistas contemporâneos, pegando aviões que estavam abandonados no deserto do Arizona, conhecidos como “bone yards”.

Re-imaginado pelo brasileiro NUNCA, um DC3 abandonado ganhou vida com uma impressionante imagem de uma águia guiando homens através dos céus, e os sonhos idealizados de vôo são capazes de subir mais uma vez no nosso imaginário colectivo.

Com um aceno para o graffiti de aviões e “nose art”, que se tornou popular durante a Segunda Guerra Mundial, o projeto oferece uma visão da maravilha que a humanidade leva para o ar através de alguns dos mais proeminentes e aclamados artistas da atualidade.

A primeira parte do Projeto Bone Yard, NOSE JOB, fez sua estréia em 2011, com uma exposição de cones do nariz tiradas de aviões militares e entregues para artistas que usaram-os como “telas” na Eric Firestone Gallery, em East Hampton , Long Island. Incluindo mais de vinte artistas, NOSE JOB foi um sucesso de crítica. Alguns artistas investigaram a simetria simplificada das formas próprias, produzindo híbridos eloqüentes, elegantes e até mesmo caprichosos de esculturas e pinturas.

Outros artistas abordaram as associações positivas e negativas que fazemos com a difícil história de guerra, e muitos falaram mais diretamente sobre seus próprios relacionamentos individuais com o material, incluindo memórias de pais que eram da Força Aérea ou pilotos civis.

A segunda parte desta série: Round Trip: Selections from The Bone Yard Project, incluiu seleções da exposição anterior, a NOSE JOB, junto com mais de uma dúzia de cones feitos por outros.

Mais de 30 artistas participaram da Round Trip, incluindo 3 aviões DC Super pintados pelos grafiteiros How & Nosm, Nunca, e Retna, e um cockpit de um C97 por Saner, e aviões C45 por Faile e Schoultz Andrew.

Além disso, também houve a exposição dos artistas da NOSE JOB: Aiko, Peter Dayton, Shepard Fairey, Futura, How and Nosm, Mare, Tara McPherson, Richard Prince, Lee Quinones, Saner, Kenny Scharf, and JJ Veronis will be on display, along with new nose cones by artists Colin Chillag, Crash, Daze, Daniel Marin Diaz, Tristan Eaton, Jameson Ellis, Ron English, Faile, Eric Foss, Mark Kostabi, Lisa Lebofsky, El Mac, Alex Markwith, Walter Robinson, Hector Ruiz, Randy Slack, Ryan Wallace, and Eric White, entre outros.

Confira mais fotos e vídeos.
Site oficial AQUI

VÍDEO


THE BONEYARD PROJECT: RETURN FLIGHT from Jason Wawro on Vimeo.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *