Artistas brasileiros apresentam Lendas Indígenas para crianças no Museu da Guarda em Portugal - MISTURA URBANA

Artistas brasileiros apresentam Lendas Indígenas para crianças no Museu da Guarda em Portugal

Com realização do Ministério da Cultura do Brasil, o grupo apresenta LENDAS BRASILEIRAS – Portugal redescobrindo o Brasil através do Folclore por meio de workshops com contações de histórias, confecção de mascaras a partir de materiais recicláveis e exposição na Galeria Virtual voltados para o público infantil.

O grupo LENDAS BRASILEIRAS atravessa o oceano para semear lindas histórias sobre a cultura indígena para crianças em Portugal. O projeto tem realização do Ministério da Cultura do Brasil, e convite oficial do Museu da Guarda (Governo de Portugal), além do apoio cultural das editoras brasileiras Companhia das Letras e Cosac Naify.

Formado por artistas brasileiros, o “Lendas” é composto pela produtora e assessora de imprensa Denise Lara, e pela contadora de histórias Tecka Mattoso (Miliumas – Blog Livro em Movimento), além do figurinista e cenógrafo Eliseu Weide, e também pelo VJ Spetto (United VJs), e o cineasta Gustavo Brandão. A proposta cultural do grupo será apresentada por meio de workshops de contação de histórias, confecção de máscaras a partir de materiais recicláveis, e exposição das mascaras na Galeria Virtual do projeto em sua rede social.

As lendas apresentadas da Vitória Régia, Olhos de Guaraná, O Grande Rio e Mandioca foram retiradas livro Mitos e Lendas da Amazônia, do autor Reginaldo Prandi com Ilustração de Pedro Rafael (Editora Companhia das Letras) e o mito Menino Amendoim do livro O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros, da autora Betty Mindlin (Editora Cosac Naify).
“A arte com materiais recicláveis reforça o caráter conscientizador sobre a sustentabilidade do meio ambiente. A confecção das mascaras além de incentivar e promover o exercicio da criatividade, estabelece ao mesmo tempo a consciência e a valorização da criação de uma obra de arte” acredita o grupo Lendas Brasileiras.

Os workshops acontecem entre os dias 22 e 23 de setembro, no Museu da Guarda, Portugal. As incrições são gratuitas e devem ser feitas por email ou telefone no Museu da Guarda. Haverá sorteios de exemplares Mitos e Lendas da Amazônia e O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros, cedidos pelas Editoras.

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *