Documental Imaginário - Fotografia Contemporânea Brasileira - MISTURA URBANA

Documental Imaginário – Fotografia Contemporânea Brasileira

Alô Riiiiiiiiiiiiiiiiiiooooooooooo de Janeirooooooooooooo!!!!!!!!

Tá rolando desde o dia 24 de julho, na OI FUTURO, um espaço cultural no Flamengo, um panorama da fotografia contemporânea nacional através da exposição Documental Imaginário – Fotografia Contemporânea Brasileira.

A percepção de que a fotografia tanto documenta a realidade como também pode inventar livremente um mundo paralelo e ficcional serve de mote para a mostra, que será inaugurou mês passado. “Documental Imaginário” possui obras produzidas nos últimos três anos por autores da nova geração que ajudaram a pensar e a expandir o terreno simbólico da fotografia documental brasileira. “A mostra sintetiza uma das vertentes mais inovadoras e originais que a fotografia nacional gerou nos últimos anos e que vem sendo mostrada com êxito em festivais e exposições importantes mundo afora”, diz Eder Chiodetto, curador do evento.

No início deste novo século mudanças profundas na relação do homem com as imagens fotográficas se consolidaram. A expansão e otimização das câmeras digitais, da internet e da telefonia celular aumentaram exponencialmente a produção e a velocidade da circulação das fotografias, promovendo sua massificação e revelando a ambígua relação entre realidade e ficção.

Essa discussão sobre manipulação, veracidade e banalização, que dominou o debate na última década, levou a um grau de reflexão sobre a fotografia tanto no campo experimental e artístico, quanto no documental. A crise anunciada gerou um amplo laboratório de experimentações, como atestam os artistas selecionados para essa exposição.

A nova vertente – que passou a ser denominada de Documental Imaginário por alguns pesquisadores – parte de premissas documentais e até mesmo jornalísticas, mas se permite injetar uma grande dose de subjetividade e de referências nada disfarçadas às atmosferas cinematográficas, ao instrumental da fotografia publicitária, às novas ferramentas tecnológicas e à literatura, por exemplo.

SERVIÇO:
“DOCUMENTAL IMAGINÁRIO – FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA” –
CURADOR: Eder Chiodetto
LOCAL: Oi Futuro – 4º nível
ENDEREÇO: Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo – Rio de Janeiro
TELEFONE: (21) 3131-3060
ABERTURA: 23 de julho, às 19h30
DATA: de 24 de julho a 16 de setembro de 2012 – terça a domingo, das 11 às 20h
ENTRADA FRANCA

Comments

comments

Lila Varo

Lila Varo

Veja todos os posts

Lila Varo, é produtora de conteúdo, editora do Mistura Urbana e mais um continente a sua escolha. lila[@]misturaurbana.com

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *