Tattoo: A Arte da Mente, do Corpo e do Espírito - MISTURA URBANA

Tattoo: A Arte da Mente, do Corpo e do Espírito

Dia desses, em uma daquelas aventuras que a gente se lança na rua à caça de comida, me deparei com um lugarzinho bem interessante, um café japonês. Que também é uma galeria de arte, e onde trabalham japonesas ligadas ao mundo fashion. Tudo meio improvisado, nada óbvio, sem sushis e sashimis, e nos fundos uma trilha sonora que era de querer dançar. Numa pilha de livros e revistas japonesas antigas, me deparo com um livro sobre a estória da tatuagem, que me fez companhia durante meu tempo lá, um livro que na verdade me inspirou a escrever esse post. Pois é, aquele momento, de alguma forma, marcou. Assim como a tatuagem, que marca esse veículo que temos na terra, as idéias sobre essa marca, marcaram minha mente também.


Ali começou a minha viagem no tempo, que me levou a visitar o mundo dos marinheiros, dos prisioneiros, dos jovens, das primeiras mulheres a serem tatuadas…. Diferentes cenários e razões que levaram cada pessoa a criar esse canal de auto expressão de uma forma completamente permanente.


Curiosa em explorar essa marca da cultura humana que está tatuada na nossa estória, fui pesquisar, ler e observar essa arte que é livre, que reflete momentos de uma época, sentimentos, crenças. Um ato que se transforma no decorrer dos tempos, dos grupos, das idéias. É tão subjetiva quanto objetiva. Uma tradição que a cada dia ganha uma nova legenda. Resolvi não falar de significados particulares, e sim falar dela como uma só. A mãe de todas. Aquela que transita em milhares de corpos pelo mundo, traduzindo aquilo que temos lá dentro da alma, pelo nosso corpo, pro mundo. Aquela que dá voz ao nosso mais profundo ser. Aquela que é a janela da nossa personalidade. Que nos deixa mais belos, acentuando as formas do nosso corpo. Que transporta nossa intimidade pra superficie. Aquela que liga o mundo moderno com o primitivo, nos reconectando com a estória da humanidade. Uma atividade espiritual que alimenta a necessidade básica de rituais que dão sentido a vida. Que nos dá identidade e diferenciação em uma sociedade cada vez mais impessoal. Dentro dessa crise mundial comandada pelo medo, encontramos em nosso corpo um templo onde o espaço é sagrado, onde estampamos nossa individualidade para o mundo.

Ela nos dá toda essa liberdade de auto expressão, e seu preço é o total compromisso, não se pendura na parede simplesmente. Levamos em todos os lugares, é parte de nós. Está conectada com a mente, com o corpo, pelo tempo em que passamos por essa terra. Está conectada com o espírito, com a essência de cada um, pra sempre.

E pra você, como essa arte se manifesta????

 

Você também poder ver mais imagens de diferentes tattoos aqui na galeria do M.U.

 

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *