Dia do Graffiti no Bixiga - 5a edição - MISTURA URBANA

Dia do Graffiti no Bixiga – 5a edição

“Transformar a cidade com uma arte viva e popular e induzir à efetiva participação da comunidade, eis a minha intenção.” (Alex Vallauri, 1949-1987)

O Dia do Graffiti foi criado informalmente no ano de 1988 em homenagem a Alex Vallauri, um dos pioneiros da arte de rua no Brasil, morto em decorrência da AIDS em 27 de março de 1987. A partir do ano seguinte, esse dia passou a ser celebrado pelos artistas brasileiros que utilizam as ruas para manifestar sua arte. Em São Paulo, cidade que é uma das principais referências do graffiti no mundo, diversos eventos são realizados com o objetivo de celebrar essa manifestação artística que tão bem nos representa, entre eles o Dia do Graffiti no Bixiga, que em 2012 terá sua 5ª edição.

No tradicional bairro do Bixiga, há 5 anos um mural de 12m x 7m é anualmente renovado por diversos artistas que se reúnem para realizar uma obra coletiva, na fachada do edifício onde estão instalados três empreendimentos criativos: a DGT Filmes, o Estúdio Traquitana e a Livraria Suburbano Convicto. Em 2011 o evento reuniu cerca de 20 artistas visuais, e promoveu uma apresentação gratuita da banda instrumental Bixiga70 no Estúdio Traquitana de portas abertas à população, reunindo centenas de pessoas durante todo o dia para festejar a data.

Notando a importância que essa ação cultural ganhou para a vida do bairro, e o progressivo aumento de público nas últimas edições, pretende-se ampliar a dimensão do evento em 2012, visando atender a um público estimado em até 500 espectadores simultaneamente na rua, de graça, com palco coberto.

Lançamento do Projeto Ocupaí Bixiga

A 5ª edição do Dia do Graffiti no Bixiga será marcada pelo lançamento de uma ação que vai impactar positivamente a vida do bairro nos próximos anos, o Projeto Ocupaí Bixiga, que atuará na região que compreende a área do Viaduto do Café até a Praça Dom Orione, via Rua Treze de Maio.

REALIZAÇÃO

– DGT Filmes
– Estúdio Traquitana
– Livraria Suburbano Convicto
– Stencil Brasil
– ÁguaForte Produções

SERVIÇO:

Dia do Graffiti no Bixiga – 5a edição – 1º de abril de 2012
Rua 13 de maio, 70 e Rua Santo Antonio, 1015
Site Oficial – http://diadograffitinobixiga.wordpress.com/

PROGRAMAÇÃO

12h às 20h – Grafitagem na R. Sto Antonio por artistas convidados
16h às 17h – Sarau Suburbano Convicto + Grupo 6 no Salão
17h30 às 18h30 – Apresentação da OBMJ
19h às 20h – Apresentação da banda Bixiga70

*Texto extraído integralmente da página oficial do evento no Facebook.

Comments

comments

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *