SÓNAR SÃO PAULO 2012 - MISTURA URBANA

SÓNAR SÃO PAULO 2012

O Festival Internacional de música avançada e new media art, o Sónar, nasceu em Barcelona em 1994, com uma proposta de evento pioneiro no que diz respeito ao formato e conteúdo. Ele é um dos mais consagrados festivais do mundo, e está sempre em busca de artistas criativos, inovadores, e que representam a vanguarda cultural.

Em 1994, aconteceu a primeira edição do festival no Brasil. E esse ano, ele aterriza novamente em São Paulo, no mês de maio, com uma programação extensa: a islandesa Bjork, de volta ao Brasil após 5 anos, o duo de electro-rock Justice, o projeto audiovisual germano-japonesa Alva Noto & Ryuichi Sakamoto, o quarteto sueco de trip-hop e synth-pop Little Dragon, além de atrações confirmadas essa semana, que somam à esse mix musical e sensorial como, o grupo inglês de pós rock Mogwai, Jeff Mills, com sua batidas vibrantes de techno, e a pós-world music dos espanhóis do ZA. Entre os brasucas, estão Emicida, rapper paulistano, The Twelves, duo de música eletrônica, Mark & Patife, Gui Boratto, o batidão amazônico da Gang do Eletro, entre outros.

Vale lembrar que esses só são alguns nomes desses dias de celebração, ainda há novos para serem confirmados. Se você quer acessar a programação atualizada até hoje, é só entrar no site do festival.

Além da viagem atmosférica e sonora, o Sónar abriga ainda, um espaço para apresentações mais intimistas e com propostas audiovisuais no Sónar Hall. E ainda rola, o SónarPro, que vai receber diversas palestras, demonstração de produtos e workshops sobre projetos ligados a arte e a tecnologia. Para participar do SónarPro é só enviar um email para [email protected], com seus dados e dizendo o porque acha que deve participar.

Curiosidades: Nos três primeiros anos, de 1994 a 1996, artistas como Atom HeartLaurent Garnier já apontavam o viés da inovação artística. Depois em 1997, foi a vez dos franceses Daft Punk. No ano seguinte, Kraftwerk e Dj Hell foram alguns dos destaques. Em 1999, foi a vez do duo Orbital e Plastikman. Bandas como Sonic Youth,  Pet Shop Boys, e Cinematic Orchestra também já fizeram parte da programação. Os veteranos do Underwold, Chemical Brothers também já foram convidados, além de Beastie Boys, Devo, Janelle Monáe e Massive Attack.

Algo muito legal do festival também, é que ele é temático. Já tiveram edições com temática familiar, cultura “tunning”, homenagem aos grandes impostores da história, e claro, temas inusitados, como o da história da cirurgia, e o lado onírico, com diversos personagens do mundo dos sonhos

Mais informações sobre ingressos e ponto de venda, aqui.

Serviço:

Sónar São Paulo

dias: 11 e 12 de maio

Parque Anhembi

 

 

Comments

comments

Natt Naville

Natt Naville

Veja todos os posts

Natt Naville é jornalista e gosta de tudo que envolve o universo da comunicação. Entre palavras e histórias: Música. Música para tocar, para ouvir e dançar. Editora do Mistura Urbana, gosta de criar, recriar e se reinventar. Vive no paraíso azul da Grécia.

0 Comentários

Junte-se a conversa →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *