Cidade Limpa, Cidade Sem Arte - MISTURA URBANA

Cidade Limpa, Cidade Sem Arte

Acabo de saber pelo twitter que o graffiti O Estrangeiro, da dupla de grafiteiros mais famosa do país, Osgemeos, foi apagada. Apagada, não, coberta. O resultado foi esse:

Ainda não tenho informações se tal barbárie contra a arte urbana paulistana faz parte do projeto Cidade Limpa, do prefeito Gilberto Kassab. Qualquer informação VERÍDICA será bem-vinda. A comoção gerada nas redes sociais sobre a cobertura do graffiti aconteceu porque já houve casos de graffitis cobertos durante as obras de revitalização urbana do projeto Cidade Limpa, inclusive em imóveis particulares cujos donos autorizavam a ilustração das fachadas. Não só graffitis da dupla Osgemeos foram apagados nesta operação e paredes cinzas tomaram conta de áreas antes coloridas em toda a cidade.

UPDATE: No final da tarde de ontem a Folha publicou uma matéria sobre o caso. A Prefeitura emitiu um comunicado oficial afirmando que o graffiti foi apagado a pedido dos próprios artistas. O prédio, como já era sabido quando a obra foi realizada, será demolido e a área, antiga sede do Sindicato dos Comerciários, fará parte do futuro anexo do Theatro Municipal, integrando à Praça das Artes. Não houve explicações sobre o motivo do graffiti ter sido coberto uma vez que o prédio já será demolido. Especulou-se que a exigência tenha partido da própria dupla, receando exploração da obra pelo mercado negro na fase pré demolição, mas nada foi confirmado.

Pelo Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos, e site oficial da dupla de grafiteiros, uma foto d’O Estrangeiro com um comunicado oficial da dupla foi postada em português e inglês:

"Estamos fora do Brasil e recebemos hoje a noticia sobre a obra apagada no Vale do Anhangabaú. Essa pintura foi um projeto acordado entre o SESC/Prefeitura de São Paulo/Plasticien Volant e nós, realizado em 2009 como parte das comemorações do Ano da França no Brasil e que desde o inicio sabíamos que sua exibição seria temporária, pois o prédio seria demolido. É realmente triste ver que o “Estrangeiro” se foi… Mas, pelo amor que temos por São Paulo e pela arte, estamos pensando em uma nova obra permanente para a cidade. Agradecemos o carinho expressado pelas mensagens que recebemos. - Osgemeos"

A obra O Estrangeiro é um marco na história do graffiti na cidade devido suas proporções, foi realizada durante uma Virada Cultural em comemoração do Ano da França no Brasil, juntamente com uma performance de bonecos gigantes inspirados no traço dos grafiteiros. Abaixo, depoimento do grafiteiro Pato sobre O Estrangeiro:

O designer e colaborador do Mistura Urbana, Alex Höera estava lá no dia que o graffiti foi feito e registrou tudo. O vídeo, quem diria, virou testemunha da história de São Paulo. Valeu por compartilhar, Alex!

Comments

comments

3 Comentários

Junte-se a conversa →

  1. Segundo infomações, o predio vai ser demolido e os proprios gemeos mandaram apagar, parece que no lugar sera construida uma praça, ou coisa assim.

    M / Responder
  2. coincidentemente estava presente no dia que os caras estavam em ação! http://youtu.be/DrkkTe8FgyI
    vídeo histórico! ;)

    Alex Hoera / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *